Assessoria Educacional

Em 09/03/20 16:42 Atualizada em 09/09/21 16:09
A Assessoria Educacional é um departamento pedagógico do Instituto de Informática que tem como objetivo auxiliar alunos a:
  1. Se organizarem no contexto acadêmico;
  2. Produzir melhores textos;
  3. Definir o tema do seu TCC;

Acesso rápido

Ações da Assessoria Educacional do INF em tempos de pandemia

O Algoritmo Cinematográfico consiste em promover aos/às estudantes do Instituto de Informática e comunidade geral um momento de ócio produtivo, através do cinema. Funciona assim:

a) os/as alunos/as escolhem um filme, relacionado ou não com o universo da computação e da tecnologia da informação. É feita a arte de divulgação e propagada nas redes sociais do INF. Cada pessoa assiste ao filme em sua casa, no horário que quiser e puder e se apresenta para o debate do filme, que acontece em uma sala do Google Meet;

b) o/a mediador/a da atividade seleciona um vídeo, curta-metragem ou documentário, disponível em domínio público, e transmite durante a reunião. Depois disso, é promovido o debate, durante o qual são discutidos aspectos sociais, históricos, políticos, educacionais etc. Cada encontro tem duração de 1h30min. A escolha do método, se assistir o filme e depois se reunir para discutir, ou se fazer isso juntos, é feita pelos/as participantes, ao término de cada encontro.

 

Roda de Leitura

O Algorítimo Literário é um projeto de ensino que consiste em fomentar a leitura e a escrita. O público-alvo é composto pelos/as estudantes do Instituto de Informática. Funciona assim: é feita a escolha do livro a ser lido. Quem escolhe são os/as próprios/as alunos/as. É feita a leitura do livro. Cada um lê, anota os pontos que deseja discutir e acessa o link do Google Meet divulgado na página do INF. Caso o livro escolhido contemple uma discussão mais filosófica, tenha muitos capítulos, muitas páginas (Fique em pé sozinho!) discutiremos um ou dois capítulos por a cada reunião.

 

Roda de Conversa Quinta

O projeto de ensino Roda de Conversa com psicólogos e psicanalistas tem como objetivo proporcionar ao/à estudante do Instituto de Informática um momento para “abrir o peitinho”, de ser escutado por um/uma terapeuta, que fará uma escuta profissional e terá condição técnica de interagir da forma mais adequada. Trata-se de um diálogo guiado por um tema que aflige as pessoas presentes na sala do Google Meet, durante a reunião. Não há obrigatoriedade de o/a estudante participar de todas as Rodas, pois não trata-se de um tratamento, trata-se, pois de promover um momento destinado ao alívio do sofrimento psicológico e, caso seja necessário o/a estudante será recomendado que busque o apoio do Saudavelmente ou de uma das clínicas parceiras.

Projeto Cuidado de Si, com a Profª Lu, em parceria com o IFRS Canoas. A atividade consiste em encontrarmos um tempo para nos cuidar, relaxar, respirar, meditar e conversar. O encontro acontece todas as quintas-feiras às 19h.

O Momento Cuidado de Si surgiu como ação complementar das Rodas de Conversa com Psicólogos e Psicanalistas e tem como objetivo promover ações de reflexão, relaxamento, interação, meditação e autoconhecimento. Com a atividade conduzida pela profª Luciane e intitulada "Medita com Profª Lu" é uma atividade que visa o autocuidado e o bem-estar, cujo objetivo é promover um momento de meditação, relaxamento, acolhimento e bem-estar para os/as estudantes do INF e que, dessa forma, sintam-se mais preparados para "enfrentarem o mundo lá fora!": as disciplinas, o curso, as provas etc.

Os encontros acontecem pelo Google meet. Compreendemos como cuidado de si "algo que, como veremos, tem sempre necessidade de passar pela relação com um outro que é o mestre. Não se pode cuidar de si sem passar pelo mestre, não há cuidado de si sem a presença do mestre. Porém, o que define a posição do mestre é que ele cuida do cuidado que aquele que ele guia pode ter de si mesmo. Diferentemente do médico ou do pai de família, ele não cuida de ensinar aptidões e capacidades a quem ele guia, não procura ensiná-lo a falar nem a prevalecer sobre os outros, etc. O mestre é aquele que cuida do cuidado que o sujeito tem de si mesmo e que, no amor que tem pelo seu discípulo, encontra a possibilidade de cuidar do cuidado que o discípulo tem de si próprio." (Foucault, 2006, p. 73-74).

O cuidado de si é, pois, "uma espécie de aguilhão que deve ser implantado na carne dos homens, cravado na sua existência, e constitui um princípio de permanente inquietude no curso da existência. (..) O cuidado de si é realmente o quadro, o solo, o fundamento a partir do qual se justifica o imperativo do "conhece-te a ti mesmo". Para tanto, são feitas reuniões semanais, com a duração de uma hora, cujo objetivo é meditar, refletir, conhecer-se. Compreendemos que a meditação, "assim como a lâmpada, a meditação hoje é um fenômeno universal: a lâmpada ajuda a iluminar o mundo exterior enquanto a meditação ilumina o mundo interior. (...) Em sua essência, a meditação é a arte de manter-se alerta a tudo o que acontece dentro e fora de você". (Osho, 2007, p. 11)

Letramento digital 60+

Este projeto surgiu da necessidade que a PRAE identificou de realizar a inclusão digital dos/as estudantes da UFG com a idade a partir de 60 anos. Com o advento do ensino remoto na UFG, esse grupo de sujeitos precisou de ações de letramento digital, a fim de continuarem seu processo de formação acadêmica, nessa nova realidade.

A Coordenação de Inclusão e Permanência - CIP - também já havia iniciado um movimento de escuta desses estudantes, com o intuito de identificar quais seriam as dificuldades específicas desse público alvo. Percebeu-se, de imediato, a necessidade de uma equipe multidisciplinar para que a identificação das dificuldades fossem feitas e, para além disso, fossem propostas ações com intuito de superá-las.

Tendo em vista que já havia uma ação de inclusão digital sendo proposta e realizada pelo INF, nosso primeiro movimento foi o de integrar esse projeto à essa ação de inclusão digital, vinculada ao programa de extensão do Instituto de Informática da UFG, o EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade, Subjetividade e Letramento Digital com Trabalhadoras/es Terceirizadas/os da UFG.

Tendo em vista que o propósito norteador das ações de extensão, ofertadas pelo INF, nasceram a partir das ações do projeto de extensão e de pesquisa EDUCAÇÃO DIGITAL: Políticas, Leitura, Produção Textual, Identidade, Letramento Digital com Trabalhadoras/es Terceirizadas/os da UFG, cujo objetivo era o de fomentar a prática da mediação pedagógica, orientada pelo dialogismo bakhtiniano, no que se refere ao letramento digital dos estudantes, percebemos a possibilidade de acrescentar a esse projeto, o trabalho com os estudantes da UFG com idade igual ou superior a 60 anos.

A gramática, o texto, o discurso

O objetivo do projeto é conduzir o aluno ao conhecimento e ao uso da estrutura da gramática, na produção de textos orais e escritos.

Serão discutidos os assuntos: regência verbal, o uso dos pronomes no texto, concordância nominal, concordância verbal e verbo-nominal, pontuação, o texto, a leitura, o plágio.

Os encontros acontecerão a cada duas semanas e a primeira aula do curso acontecerá na quarta-feira, 22 de setembro, às 18h pelo Google Meet.

Ações de protagonismo estudantil

A Assessoria Educacional do INF promove reuniões semanais com os/as estudantes do INF, que desejem ser protagonistas de alguma ação de ensino ou de interação social. O principal objetivo é mostrar aos/às estudantes que, apesar de estarmos em um difícil momento social, pessoal e político, por causa da pandemia do COVID19, o mundo não parou, a universidade, o INF, não parou, nem deixou de se preocupar, nem de se ocupar com seus/suas estudantes.

Nesse sentido, as/os alunas/os são orientadas/os pela Técnica em Assuntos Educacionais e Assessora Educacional do INF a desenvolverem tutoriais, vídeos com duração de 05 min com conteúdos referentes ao universo da Tecnologia da Informação e direcionadas a suas/seus colegas de área, de curso, de aula. É uma ação feita por alunas/os para alunas/os, pela qual cada um/uma desenvolverá um trabalho, dentro de seu leque de habilidades acadêmicas e cognitivas.

As atividades vão desde tutoriais de acesso, desenvolvimento, ou uso de plataformas, aplicativos, linguagem de programação etc até mesmo a lives que acontecerão no canal do Youtube do Instituto de Informática.

Como resultado dessas reuniões, há, dentre outras atividades, a produção do artigo "Revitalização das praças públicas: um bem que é público, um bem que é nosso!" o qual prevê o desenvolvimento de um aplicativo e pretende tornar-se parte integrante deste projeto de ensino, configurando, dessa maneira, a autonomia da estudante e seu protagonismo estudantil. A partir desse artigo surgiu o projeto praças é um projeto participativo que deverá ser desenvolvido com base no engajamento da comunidade acadêmica do Instituto de Informática da UFG. Para tanto, consideramos os postulados teóricos contidos do PPC do curso de Engenharia de Software e das disciplinas já cursadas.

O objetivo geral é provocar a intervenção no espaço físico, com o intuito de gerar nos/as estudantes do INF o sentimento de pertencimento àquele espaço. Levá-los a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, tais como o conceito de economia circular, linguagens de programação e computação e sociedade.


Atividades desempenhadas pela assessoria

Reforço escolar:

  • Revisão textual;
  • Oficina de produção textual;
  • ajuda com artigos acadêmicos;
  • Ajuda na busca por um projeto acadêmico: TCC ou iniciação cintífica
  • Promoção de cursos que estudantes desejam ofertar;
  • Integração entre estudantes e coordenação dos cursos

 

Para agendamento de atendimento com o Serviço de Psicologia do saudavelmente, envie e-mail para saudavelmenteprae@ufg.br ou mande mensagem para 62 3209-6243.

 


 

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