Nattane - Capa Site.jpg

Estudante do INF é a mais jovem a concluir doutorado na UFG

Com apenas 24 anos, Nattane Costa é também a primeira a defender o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFG cursado inteiramente no INF

Nattane
Nattane Luíza da Costa
Fonte: O popular / Diomício Gomes

Estudante do INF/UFG, Nattane Luíza da Costa defendeu sua tese de doutorado orientada pelo Professor Doutor Rommel Barbosa e intitulada “Uso e estabilidade de seletores de variáveis baseados nos pesos de conexão de redes neurais artificiais” no último dia 19 de março. O trabalho em questão foi o primeiro a ser defendido no Programa de Pós-Graduação do INF de maneira independente, sendo Nattane a primeira a obter o título pelo doutorado próprio do INF, curso iniciado em 2019. Até então o Instituto formava doutores em associação com a Faculdade de Computação da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) em programa de Doutorado criado no ano de 2010.

Além da conquista no contexto do curso de doutorado do INF, a estudante é também a mais jovem a se tornar doutora na Universidade Federal de Goiás. Com apenas 24 anos, Nattane Costa não pulou etapas em sua formação acadêmica. O professor doutor Fábio Moreira Costa (INF/UFG), coordenador do Programa, afirma: “Não acredito que ela seja a mais jovem em todas as áreas do conhecimento, mas com certeza está entre os mais jovens a obterem o título de Doutor na área de Computação”. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor doutor Laerte Ferreira, garante que Nattane é a aluna mais jovem a concluir um doutorado na instituição.

A doutora, que também realizou seu mestrado no Instituto de Informática da UFG, se dedicou, entre o mestrado e o doutorado, à pesquisa na área de mineração de dados. Seus estudos envolveram aplicações para a autenticação de vinhos e em setores da saúde, além de estudos teóricos sobre algoritmos de classificação e de seleção de variáveis. A jovem já publicou 11 artigos científicos em revistas internacionais e seu nome foi mencionado em mais de 130 citações. Em 2019, com pouco mais de 20 anos, foi aprovada em concurso do IF Goiano, tornando-se docente titular da cadeira de Ciência da Computação no campus de Urutaí.

A conquista da jovem doutora foi objeto de matéria no jornal O Popular, um dos mais relevantes do estado de Goiás.

Informações para a matéria retiradas do Jornal O popular: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/professora-goiana-torna-se-doutora-aos-24-anos-1.2220355

Texto: Valeska Fernandes

Fonte: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/professora-goiana-torna-se-doutora-aos-24-anos-1.2220355

Categorias: notícias Doutorado PPGCC