Delicinhas-Final-ICPC.jpg

Equipe do INF fica entre as 100 melhores do mundo no ICPC e recebe menção honrosa

A equipe Delicinhas do Cerrado, do Instituto de Informática, participou da final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC) em Moscou, na Rússia, e terminou na 98ª posição. Foi a primeira vez que uma equipe da UFG conseguiu se classificar para a final mundial do ICPC.

Delicinhas do Cerrados na final do ICPC
Equipe Delicinhas do Cerrado na final do ICPC | Imagem: YouTube do ICPC

O ICPC é uma competição anual mundial de programação, organizada pela Association for Computing Machinery (ACM). A competição envolve universidades do mundo todo e é organizado em competições regionais que classificam as equipes para a final mundial.

A final mundial que ocorreu em Moscou é relativa à competição do biênio 2019/2020 e foi sucessivamente adiada devido à pandemia de COVID-19. A competição teve a participação de 117 equipes do mundo inteiro.

Delicinhas do Cerrado durante a competição
Equipe Delicinhas do Cerrado durante a competição | Foto: Welton Cardoso

A equipe "Delicinhas do Cerrado" fez jus a essa participação por ter sido medalhista de bronze na regional brasileira do ICPC de 2019. No Brasil a competição é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem o nome de Maratona SBC de Programação. A edição XXIV do evento foi realizada em novembro de 2019 na cidade de Campina Grande-PB. A conquista da vaga na final é o resultado de mais de 10 anos de trabalho do professor Humberto Longo, docente do Instituto de Informática, na preparação de equipes e organização das etapas regionais da competição. "Chegar na final mundial do ICPC é como se fosse o reconhecimento de um trabalho mais de dez anos realizado por alguns docentes do INF e, principalmente, por um grupo de extraordinários alunos e ex-alunos que se dedicam aos treinamentos, se ajudam mutuamente e procuram incentivar outros alunos a também participarem das competições de programação", diz Humberto.

A preparação das equipes que competem nas Maratonas de Programação, etapas brasileiras classificatórias para a final do ICPC, exige muita dedicação de professores e alunos. "O primeiro passo do processo de preparação, não só desse equipe, mas de todas as equipes que já representaram o INF/UFG, começa com a identificação de alunos que tenham interesse em participar e estejam dispostos a se dedicar aos intensos treinamentos de programação", explica o professor Humberto Longo. O professor ressalta ainda que a identificação desses alunos é feita na disciplina Tópicos Avançados de Programação, ofertada pelo INF.

A equipe classificada para a final é formada por Misael Mateus Oliveira de Morais, Paulo Augusto Gomes Kataki e Rafael de Castro Silva, ex-discentes dos cursos de Bacharelado e de Mestrado em Ciência da Computação do INF/UFG. A equipe contou em seus treinamentos com o suporte do também ex-discente Welton Cardoso do Carmo, que foi o coach da equipe na final, e do Prof. Humberto Longo, do Instituto de Informática da UFG, que não pôde estar presente na Rússia.

Durante o evento as equipes precisavam responder 15 problemas de programação elaborados pela organização e enviar a solução para ser verificada. A pontuação é a mesma para todos os problemas mas cada submissão de uma resposta errada é penalizada. O primeiro critério para definir o vencedor é a quantidade de problemas resolvidos e o segundo critério é a menor penalidade (Penalty) total.

Delicinhas do cerrado se preparam para a final mundial
Equipe Delicinhas do Cerrado se prepara para a Final Mundial do ICPC | Foto: Lorrayne Costa

Na final, a equipe do INF resolveu corretamente dois problemas e submeteu um terceiro, que não foi aceito. A equipe terminou a competição na 98ª posição e recebeu uma menção honrosa da organização.

A participação da equipe do INF contou com a torcida da egressa do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, Lorrayne Costa, que é amiga da equipe e acompanhou ao vivo a competição. "Eu achei muito emocionante, fiquei super ansiosa e torcendo para todos os times do Brasil. E torcendo muito mais para os Delicinhas do cerrado", disse Lorrayne, que relatou ainda que a equipe estava com uma mistura de ansiedade, nervosismo e empolgação. "Creio que é muito importante para eles estarem aqui. Dá para ver a felicidade deles", ressalta ela.

O professor Humberto Longo também falou sobre a sensação de acompanhar a equipe do INF na final do ICPC: "Felicidade absoluta! Apenas um número muito restrito de instituições de ensino do país já conseguiram esse feito". O professor ressaltou ainda a importância da conquista da vaga na final da competição: "A chegada de uma equipe da UFG na final mundial do ICPC é a certeza de que o trabalho desenvolvido nos últimos anos está no caminho certo. Desde que as equipes do INF/UFG começaram a participar de forma contínua na Maratona de Programação da SBC, evoluímos da participação apenas na etapa regional para a participação na final brasileira, depois consolidamos as nossas equipes entre as 15 melhores do país (em um universo atual de mais de 800 equipes), com a obtenção de 4 medalhas de bronze na competição, e agora chegamos pela primeira vez a um patamar restrito apenas às 120 melhores equipes do mundo! Apenas chegar nesse patamar já é uma conquista imensa e ajuda a consolidar, ainda mais, o nome do INF/UFG entre as melhores instituições de ensino do país nessa área! A partir de agora é continuar o trabalho e melhorar ainda mais esses resultados."

Menção Honrosa ao Instituto de Informática
Menção Honrosa ao Instituto de Informática da UFG no ICPC | Imagem: YouTube do ICPC

A classificação final pode ser encontrada no site do evento e a transmissão de todo o evento, incluindo a premiação final da cerimônia de encerramento, pode ser encontrada no canal do ICPC no YouTube.

Fonte: ICPC

Categorias: Notícias mural Maratona de Programação ICPC Final Mundial do ICPC Delicinhas do Cerrado