Capa Site Galeria Diretores.jpg

INF lança a Galeria de Diretores Professora Ana Paula Laboissière Ambrósio

Galeria homenageia a professora Ana Paula Laboissière Ambrósio pelos trabalhos realizados no Instituto

É com muita honra que o Instituto de Informática inaugura sua galeria virtual de diretores. Criado em 1996, o Instituto surge com a reforma universitária, a partir do Departamento de Estatística e Informática do Instituto de Matemática e Física da UFG.

Ao longo deste período, passaram pelo INF oito diretoras e diretores em nove gestões de direção e oito vice-diretoras e vice-diretores, sendo o primeiro diretor do Instituto o Prof. Humberto José Longo e o primeiro vice-diretor o Prof. Jerônimo Moreira de Oliveira. A atual gestão (2021 - 2025) tem o Professor Eliomar Araújo de Lima como diretor e o Professor Iwens Gervásio Sene Júnior como vice-diretor.

A galeria tem o nome da Professora Ana Paula Laboissière Ambrósio in memoriam aos seus trabalhos realizados no Instituto. Ana Paula foi professora titular aposentada da Universidade Federal de Goiás. Foi também diretora do INF/UFG entre 2002 e 2006 e vice-diretora entre 1997 e 1998. Possuía experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Recuperação de Informações, atuando nos seguintes temas: recuperação de informação, semântica, ensino a distância, ensino de computação e ciência de dados. Realizou pós-doutoramento na área de Psicologia da Educação na Universidade do Minho (2012), e na área de Ciência de Dados na University of Stirling, Escócia (2016).

Ana Paula era filha do engenheiro civil, José Rubens Ambrósio, a primeira pessoa graduada a receber o “canudo” da UFG e da engenheira Jane Laboissière, a primeira mulher a se graduar na mesma profissão pela UFG.

Confira a Galeria de Diretores Professora Ana Paula Laboissière Ambrósio.

Texto: Valeska Fernandes

Categorias: Notícias Homenagem Galeria de Diretores Ana Paula In Memoriam mural