O aluno de mestrado Bruno Gabriel Araújo ganha premeio da SBQS

Aluno do Mestrado do INF é premiado em Simpósio Brasileiro

O aluno de mestrado Bruno Gabriel Araújo Lebtag, orientado pelo prof. Dr. Valdemar Vicente Graciano Neto, foi premiado durante o 19o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2020). O evento é chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e foi conduzido de modo virtual a partir de São Luís do Maranhão, organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O artigo intitulado "Evaluating the Understandability and Expressiveness of Simulation Executable Models with Professionals -- Obtaining perceptions from software engineering researchers and practitioners" foi uma colaboração acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e as Universidades Federais do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Maranhão (UFMA). O artigo relata resultados do cerne do trabalho de mestrado do discente. A investigação explorou o uso de modelos executáveis, em particular modelos de simulação, por parte dos profissionais de engenharia de software em sua prática diária. O uso destes modelos é essencial para prototipar sistemas mais complexos, como as cidades inteligentes, que têm paulatinamente se tornado uma realidade.

O artigo ficou classificado entre os 5 melhores artigos do SBQS 2020 e foi convidado para submissão de uma versão estendida ao Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD) da SBC.

O aluno de mestrado Bruno Gabriel Araújo ganha premeio da SBQS

Categorias: notícias Prêmios SBQS 2020