LF no Web Media 2020

Projeto de doutorado de aluna do Instituto de Informática da UFG recebe prêmio LF no Web Media 2020

Icone CLAT App CLAT

O Projeto intitulado Children Literacy Aid Tool (CLAT)  - Aplicativo para sondagem de hipótese de escrita infantil, é um projeto de doutorado desenvolvido pela aluna Me. Jaline Gonçalves Mombach, professora do IFFar, sob orientação do professor Dr. Fabrizzio Soares, do Instituto de Informática da UFG. O projeto foi contemplado como melhor trabalho pelo Prêmio Luiz Fernando de Computação, oferecido aos trabalhos apresentados durante o Workshop de Ferramentas e Aplicações da 26a Edição do WebMedia.

Foto da aluna Me. Jaline Gonçalves Mombach    Foto Prof Fabrizzio

O principal objetivo da pesquisa é desenvolver um método para auxiliar na condução de sessões automatizadas de ditado de palavras para crianças e fornecer suporte à classificação de hipóteses de escrita infantil aos educadores, e é desenvolvido em parceria com o CEPAE/UFG - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação.

Destaca-se que, diante dos recentes cenários de isolamento social, as atividades de ensino-aprendizagem foram movidas para plataformas online, porém, diversas atividades essenciais para o ensino-aprendizagem nas fases iniciais foram prejudicadas, entre elas, a sondagem de hipótese. Assim, o projeto foi proposto na forma de Aplicativo para sondagem de hipótese de escrita infantil remota.

O projeto foi um dos quatro pré-selecionados de um total de 24 propostas para concorrer ao prêmio na trilha Prêmio Luiz Fernando, a serem apresentados junto aos trabalhos do WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações), evento paralelo do WebMedia 2020. O trabalho foi apresentado no dia 4 de Dezembro de 2020 e foi anunciado na cerimônia de encerramento como o melhor trabalho na quinta edição do prêmio LF. A apresentação produzida pelos autores pode ser visualizada no Youtube.

Sobre o Prêmio LF, WFA e WEBMEDIA

Foto Premio Luiz Fernando Computação    WebMedia2020

O  Prêmio Luiz Fernando de Computação objetiva agraciar professores e estudantes de TIC envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a MELHORIA DA SOCIEDADE. Neste ano o prêmio foi concedido a trabalhos pré-selecionados no WFA durante o WebMedia 2020. Na edição deste ano, o prêmio LF teve diversos tópicos recomendados, e um deles era  TICs de apoio ao combate à pandemia da COVID-19.

O WFA - Workshop de Ferramentas e Aplicações tem sido tradicionalmente promovido como uma sessão integrada ao WebMedia. A sessão é um fórum importante no qual membros da academia e da indústria podem apresentar suas últimas ferramentas, protótipos, aplicações e demonstrações. Todos os trabalhos submetidos são revisados por membros do comitê de programa do WFA e os selecionados são apresentados durante o WebMedia. Com um caráter mais prático, no WFA há uma ênfase na demonstração de aplicações e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas por elas.

Por fim, o WebMedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.

Categorías: notícias