O Algol é uma linguagem de programação de alto nível voltada principalmente para aplicações científicas. Seu nome provém das palavras "Algorithmic Language" (Linguagem Algorítmica).

A linguagem começou a ser formulada em 1857, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação que finalmente, em 1960, definiram o Algol 60 através de um documento curto, conciso e preciso, o "Revised Report on the Algorithmic Language Algol 60", que foi publicado em 1963 na revista Communications of the ACM.

A definição do Algol 60 foi um evento-chave na história das linguagens de programação. Nenhuma outra linguagem teve influência tão importante nos projetos de novas linguagens.

As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalingüística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.

A linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial.

Existem outras versões do Algol, como, por exemplo, o Algol 68, o Algol W voltado para máquinas IBM e o Algol 6000/7000 da Burroughs. Em particular, a Burroughs projetou o hardware de seu computador B6700 com base na estrutura da linguagem Algol.

O Algol B6000/7000 é uma linguagem muito mais poderosa do que o Algol 60. As principais extensões que foram acrescentadas são: facilidade para o tratamento de entrada e saída (definição de arquivos e seus atributos, comandos para manipulação de arquivos e variedade de formatos), facilidades para o tratamento de cadeias de caracteres (tipo STRING, tipo POINTER (ou Ponteiro), comandos e funções para manipulação de cadeias), acesso a bits de memória (palavra parcial) e facilidade para definir macros (declaração DEFINE).

Esta linguagem se tornou apropriada para escrever "software" básico; em particular o sistema operacional do B6700 (MCP – "Master Control Program") está escrito em DCALGOL, que é uma extensão do Algol B6000/7000.


Links Relacionados:

http://www.dcs.qmul.ac.uk/~ohearn/Algol/intro.html

http://www.cis.cau.edu/Curriculum/476/chapter2/algol60/

http://en.wikipedia.org/wiki/ALGOL

 

Votlar