Fonte: img.photobucket.com

Ensinar algoritmos e programação de computadores de forma efetiva constitui hoje um dos grandes desafios para a formação de bons profissionais em Computação. Pesquisas desenvolvidas no Instituto de Informática, em parceria com a HP Computadores do Brasil, estão investigando novas formas de combinar técnicas avançadas de ensino baseadas no uso de Tablet PCs e do método de aprendizado baseado em problemas para incrementar os resultados obtidos no ensino dessa importante disciplina do currículo de Computação.

Este projeto é desenvolvido em uma sala de aula de última geração, onde cada aluno tem acesso ao seu próprio Tablet PC durante as aulas, assim como o professor, todos conectados por meio de rede sem fio. Através do uso de ferramentas de software colaborativo (algumas desenvolvidas dentro do projeto), cria-se um ambiente produtivo para o ensino, favorecendo a troca de informações entre professor e alunos, bem como a cooperação na resolução de problemas e no aprendizado em geral.