PAF-ECF

PAF-ECF

O Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) é o programa desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao Software Básico do ECF, sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, para utilização pelo contribuinte usuário do ECF. Assim não poderá permanecer instalado outro software que possibilite o registro de operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços, que não seja o PAF-ECF autorizado para uso nas Secretarias da Fazenda do Estado onde o cliente atua. Estabelece regras e requisitos para os Aplicativos Comerciais seja Frente-de-Loja seja de Gestão. Com estas regras alguns comportamentos do PAF-ECF são padronizados, e a sonegação fica mais difícil de ser realizada através desses aplicativos.

 

Ato Cotepe

O Ato Cotepe é o documento que descreve a Especificação de Requisitos a ser aplicado no PAF-ECF, que rege a confiabilidade de que o PAF-ECF atenda todas exigências das Secretarias da Fazenda e do Fisco. Este é um dos documentos que a empresa deve conhecer para adequar o seu software as exigências da CONFAZ e das Unidades Federativas, no que diz respeito ao PAF-ECF.

 

Roteiro de Análise Funcional PAF-ECF 

O Roteiro de Análise Funcional é o documento prático do Ato Cotepe. Ele descreve os testes passo-a-passo e como são avaliados os Requisitos do PAF-ECF para diferentes tipos de empresas. Por descrever somente os testes, não aconselhamos que as empresas fiquem presas neste, pois eles não descrevem detalhadamente os requisitos.