Escola Regional de Informática é realizada com 37 trabalhos apresentados e mais de 200 participantes

Estudantes de mais de sete estados do Brasil apresentaram seus trabalhos durante o congresso.

A 7ª Edição da Escola Regional de Informática (ERI-GO) ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro com dois dias repletos de oficinas, palestras e apresentações de trabalhos. O evento, que é organizado anualmente pelo Instituto de Informática, contou também em sua programação com a 3ª Edição da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO), a 2ª Edição da Escola Regional de Alto Desempenho do Centro-Oeste (ERAD-CO) além da exposição “Enigma: Mulheres na Computação”. Ao todo participaram mais de 200 pessoas.

Esta edição recebeu um número recorde de 75 submissões de trabalhos, dos quais 37 foram apresentados, e teve a participação de alunos e professores de mais de 7 estados. No total, o evento comportou 12 palestras e 4 oficinas com temas como blockchain, IoT, programação paralela, jogos digitais, robótica, mercado de trabalho, entre outros.

Como parte da programação teve destaque a exposição “Enigma: Mulheres na Computação”, vinculada ao Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A exposição integra arte, gênero e computação e tem como objetivo tornar visível o trabalho das mulheres na área da computação. A mostra contou com peças digitais e físicas além de oficinas e palestras para os alunos do ensino fundamental, médio e também para o público em geral. A exposição permanece no pátio do instituto até o dia 14 de dezembro.

Na noite de sexta-feira, (22/11), foi realizada a cerimônia de abertura em que estiveram presentes o professor Jesial Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, o presidente da FAPEG, Robson Vieira, o secretário nacional da SBC, Marcelo Akira, o diretor do INF, professor Sérgio Carvalho, o coordenador-geral da ERI-GO 2019, professor Vinícius Cunha, o coordenador-geral da ERSI-GO 2019, professor Nivaldo Pereira, o coordenador-geral da ERAD-GO 2019, professor Wellington Martins, a coordenadora do Projeto Enigma, professora Clevi Elena e o diretor de TI e Inovação do INSS, Flávio Santos.

Em sequência foram premiados os alunos com os melhores trabalhos submetidos:
  • 1° lugar: Pablo Nascimento (IFES), “Modelo Preditivo para Avaliação de Crédito em Empréstimos Pessoais.”
  • 2° lugar: Rafael Tomé (UFG), Desenvolvimento de um sistema de detecção de placas licenciadas multi-inquilinos.”
  • 3º lugar: Elton Dias (UFG), “Uma arquitetura para provisão de fatias de rede fim-a-fim em ambientes multi-inquilinos.”

Pablo Nascimento recebendo seu certificado de 1ºLugar na ERI-GO 2019.

Rafael Tomé recebendo seu certificado de 2°Lugar na ERI-GO 2019 juntamente com o professor Gustavo Teodoro Laureano, Arnold Veloso Lima e a professora Luciana Berretta.

Elton Dias recebendo seu prêmio de 3°Lugar na ERI-GO 2019.

Confira mais fotos do evento aqui

Texto: Valeska