Equipes do INF são destaque na etapa regional da XXIV Maratona de Programação

Membros das equipes “Delicinhas do Cerrado” e “Leandro in the Jungle”. Ao fundo, da esquerda para a direita: Rafael Castro, Misael Mateus, Leandro Vianna e Gustavo Leal. Na frente, da esquerda para a direita, João Netto e Paulo Kataki. (Foto: Izis de Sousa Pereira)

No último dia 14 (sábado) ocorreu a etapa regional da XXIV Maratona de Programação, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona de Programação é uma competição classificatória, realizada em duas fases, para as finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC).

As equipes representantes do Instituto de Informática conseguiram um resultado excepcional neste edição. O time "Delicinhas do Cerrado", formado pelos alunos Misael Mateus e Rafael Castro, ambos graduandos em Ciência da Computação, e Paulo Kataki, mestrando em Computação, alcançou a primeira posição na sede regional e ficou na 3ª posição no ranking nacional. O time "Leandro in the Jungle", formado pelos alunos Gustavo Leal, João Netto e Leandro Vianna, todos graduandos em Ciência da Computação, alcançou a segunda posição na sede regional e ficou na 13ª posição no ranking nacional. Esses resultados colocam os dois times no seleto grupo dos 1,9% melhores do país.

Abertura da etapa regional da XXIV Maratona de Programação (Foto: Sérgio Teixeira de Carvalho)

A primeira fase (etapa regional classificatória) foi disputada por 700 times em várias sedes distribuídas por todo o país. Os melhores times das sedes classificaram-se para a final brasileira da competição, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro na cidade de Campina Grande/PB. A sede de Goiânia, organizada pelo INF/UFG, contou com a participação de 26 times de 5 instituições de ensino do estado de Goiás. O INF foi representado por oito times e o evento envolveu cerca de 120 pessoas entre competidores, reservas, técnicos, pessoal de apoio e alguns visitantes e convidados.

Membros da equipe de organização do evento (Foto: Izis de Sousa Pereira)

O professor Humberto Longo (INF/UFG), coordenador da etapa regional do evento, falou sobre a organização: “Obrigado a todos que de forma direta, ou indireta, apoiaram a realização desse evento. Agradeço aos alunos, ex-alunos, técnicos administrativos e professores voluntários na organização da sede. Um agradecimento especial deve ser feito a toda a equipe do NRC (Núcleo de Recursos Computacionais), a qual não mediu esforços para preparar previamente todo o ambiente computacional usado no evento e esteve presente no INF durante todo o sábado para apoio ao evento."

As fotos do evento podem ser encontradas na página do Facebook da Maratona de Programação e no álbum do Instituto de Informática no Google Fotos.

Confira o placar final nacional da etapa regional no site oficial.

A final brasileira da competição ocorrerá de 7 a 9 de novembro, na cidade de Campina Grande/PB e terá a participação das duas equipes do INF classificadas na etapa regional.