Qual a tramitação interna na UFG para os projetos de pesquisa?

A tramitação segue a seguinte ordem:
  • Submissão à Coordenadoria de Pesquisa (vide “O que deve conter no projeto de pesquisa a ser submetido à Coordenadoria de Pesquisa?“), que providenciará a avaliação preliminar do mérito técnico e científico e da viabilidade financeira do projeto, a ser encaminhada para apreciação do CD. O servidor deve enviar o projeto com uma antecedência de pelo menos 20 dias da data de realização do CD para que seja apreciado na próxima reunião.
  • Aprovação pelo CD, observando para os servidores técnico-administrativos se o tempo dedicado ao projeto é compatível com as atribuições do seu cargo;
  • Quando for um desses casos: encaminhamento do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), para análise e aprovação; encaminhamento do projeto de pesquisa à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), para análise e aprovação; encaminhamento do projeto de pesquisa que utilizar técnicas e métodos de engenharia genética ou realizar pesquisas com organismo geneticamente modificado (OGM) e seus derivados à Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). Quando é necessária a aprovação do projeto pelo CEP deve constar no cronograma pelo menos 60 dias para apreciação pelo comitê, antes do início da pesquisa. Por isso, o projeto deve ser submetido com maior antecedência.
  • Cadastramento do projeto de pesquisa no SIGAA pelo coordenador do projeto, com inclusão da certidão de ata de aprovação do projeto pelo CD e, quando for o caso, do comprovante de financiamento e dos documentos relativos à aprovação do projeto nos comitês/comissões de ética. As instruções para o cadastramento estão disponíveis em https://portalsig.ufg.br/p/18870-cadastro-de-projeto-de-pesquisa.
  • Assim que o projeto estiver cadastrado no SIGAA, o professor deve enviar um relatório do projeto emitido através do sistema para a coordenação de pesquisa para fins de arquivamento, controle e divulgação de informações.
 
Obs.: Quando o projeto é aprovado pelo CD, o coordenador do projeto receberá da secretária executiva do INF a certidão de ata do CD constando os dados da aprovação para que, então, possa fazer o cadastramento do projeto no SIGAA. Ao término do cadastramento e envio do projeto com os devidos documentos comprobatórios (inclusive a certidão de ata), o projeto deve ter seu status alterado pela Coordenação de Projetos da PRPI para “em andamento”, logo após a conferência dos documentos. A coordenação de projetos da PRPI recebe mensagem automática do sistema sobre o cadastramento do projeto.