Professores do INF visitam Centro de Pesquisa Fraunhofer em Portugal

Professores foram recebidos por pesquisadores do INF em afastamento para pós-doutorado

No dia 07 de março o Prof. Kleber Cardoso e Profa. Sand Correa foram recebidos na Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer AICOS) pelos pesquisadores Waldir Moreira, Felipe Souza e Prof. Antonio Carlos de Oliveira Júnior (atualmente em afastamento para pós-doutorado na Fraunhofer) para acordo de cooperação e colaboração entre institutos.

Professores Antônio Carlos, Waldir Moreira, Sand Corrêa e Kleber Cardoso, no AICOS

O AICOS tem a missão de criar “tecnologias notáveis, fáceis de usar” em parceria com empresas e demais órgãos. Segundo a universidade, eles buscam criar soluções aplicáveis que sejam capazes de contribuir para o sucesso do mercado dos parceiros com o foco em criar valor para os mesmos. Desde 2009 o AICOS esteve envolvido em cerca de 10 projetos de diversos tipos na Europa e conta com parcerias em mais de 150 organizações de 31 países.

A visita segundo a professora Sand Corrêa, teve o objetivo de “discutir parcerias e cooperações em novos editais para projetos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no exterior”, buscando assim proporcionar investimentos e compartilhamento de conhecimento entre as duas instituições.

Para a professora, parcerias deste tipo geram resultados positivos para o Instituto, pois “Projetos de pesquisa e desenvolvimento são importantes para fortalecer parcerias nacionais e internacionais que aumentam o impacto da pesquisa feita no INF” Além de gerar financiamento para pesquisa, equipamentos, eventos e bolsas de pesquisa, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Texto: João Paulo Marques