Mulheres na computação é o tema do Instituto de Informática no Espaço das Profissões 2018

Incentivar a entrada de mais mulheres nos cursos de computação: esse é o objetivo do Instituto de Informática (INF) no Espaço das Profissões 2018. As escadas que dão acesso ao terceiro piso do Centro de Aulas B serão tomadas por fotos de mulheres que fizeram história na computação em uma instalação que apresenta nomes como Ada Lovelace, primeira programadora da história, Grace Hopper, Analista de Sistemas da Marinha dos Estados Unidos, Irmã Mary Kenneth Keller, primeira mulher a concluir um doutorado em Ciência da Computação e uma das criadoras da linguagem BASIC, entre várias outras, totalizando 16 mulheres que são apresentadas nesta intervenção, finalizando com um espelho, que simboliza que a próxima pode ser a pessoa que está observando a instalação.

Pela primeira vez, o evento é organizado pelo projeto ADAs, que visa incentivar as meninas a ingressarem nos cursos oferecidos pelo Instituto de Informática e mostrar que elas são capazes de transformar o mundo da computação. A luta do projeto é contra a divisão sexual do trabalho e tem como finalidade acabar com o estigma que a área da computação é apenas para homens.

Serão 3 salas do Instituto de Informática no evento, todas organizadas por professoras e alunas do instituto. A Sala Interativa, coordenada pela professora Elisângela, apresenta trabalhos nas áreas de robótica, aviônica, jogos e programação lúdica com os quais o visitante pode interagir. A sala informativa, coordenada pela professora Luciana, traz informações sobre os cursos oferecidos pelo INF de maneira divertida, contando com vídeos de professores, alunos e egressos, além de vídeos das professoras, alunas e egressas sobre o que as inspiraram a escolher um dos cursos oferecidos pelo INF. A sala proativa, coordenada pela professora Diane, apresenta os projetos de pesquisa e extensão realizados pelo Instituto de Informática, destacando sempre a participação de mulheres neste projeto, e dando ênfase em alguns tradicionais do instituto, como o já citado ADAs, o Educação Digital, que oferece cursos de letramento digital para trabalhadores terceirizados da UFG, o treinamento oferecido pelo INF para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a organização dos eventos regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Maratona de Programação.

O Espaço das Profissões acontece nos dias 25 e 26 de junho no Campus Samambaia da UFG e as salas do Instituto de Informática são estão localizadas no terceiro piso do Centro de Aulas B, salas 305, 306 e 307. O evento é gratuito e aberto ao público.