Comitiva do Instituto de Informática avalia possível parceria com a ALA 2

Na última quarta-feira (25) o diretor do Instituto de Informática, Sérgio Carvalho, juntamente com os professores Fernando Federson, Humberto Longo e Fábio Lucena visitaram a ALA 2, antigamente denominada Base Aérea de Anápolis, a fim de conhecer o simulador de vôo do caça Mirage III.
 
A visita foi guiada pelo Chefe do Estado Maior da ALA 2, Tenente-Coronel Paulo Cezar Fischer da Silva, que mostrou brevemente as acomodações da base aérea e também apresentou ao grupo o simulador de voo em questão. O intuito da visita foi de estabelecer uma possível parceria entre o Instituto de Informática (INF/UFG) e a Base de Aérea de Anápolis, por meio da concessão do simulador para realização de estudos em softwares aviônicos.
 
Cel. Ten. Fischer e pesquisadores do Instituto de Informática (INF) no simulador do Mirage III
Cel. Ten. Fischer e pesquisadores do Instituto de Informática (INF) no simulador do Mirage III
 
Em uma conversa informal, o professor Fernando Federson ressaltou a importância do simulador do Mirage III para pesquisas e estudos, já que o mesmo pode ser muito útil no desenvolvimento de novos softwares e melhorias para os sistemas aéreos. A ideia é utilizar a expertise da Engenharia de Software para contribuições  no desenvolvimento de softwares e sistemas afins. Atualmente, mesmo em perfeitas condições de funcionamento, o simulador, de fabricação francesa, está em desuso. 
 
Na ocasião, também esteve presente o Militar da Reserva da Força Aérea Brasileira Emerson Porfírio, mestrando do Instituto que desenvolve projetos na área de softwares aviônicos. Confira as fotos da visita: aqui
 

 

Comitiva visita ALA2 em Anápolis

Veja em modo de apresentação

Texto: Mariana Moreira / João Paulo

Fotos: Mariana Moreira/ João Paulo