Linhas de Pesquisa

Engenharia de software, Banco de dados e Informática e educação

 
Os trabalhos nesta linha tem como enfoque o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada na subárea de Metodologia e Técnicas da Computação (assuntos principais: Engenharia de Software e Bancos de Dados), visando disseminar a produção e o uso de metodologias, técnicas, ferramentas e aplicações, que contribuam para o desenvolvimento da Computação. No âmbito desta linha as investigações realizadas promovem a socialização de conhecimento de vanguarda, a geração de conhecimento e de tecnologias. A formação de recursos humanos qualificados é uma das contribuições esperadas. Uma outra vertente desta linha de pesquisa desenvolve trabalhos em Informática e Educação, objetivando a produção de ferramentas e métodos pedagógicos para a formação de recursos humanos habilitados ao desenvolvimento de aplicações e interfaces criativas.
 
 
 
Fundamentos de Computação
 
Esta linha de pesquisa compreende o estudo dos fundamentos da computação e de suas aplicações práticas tratando tópicos em Linguagens Formais, Teoria da Computação, Algoritmos, Grafos, Lógica Matemática, Matemática Discreta e Otimização. As pesquisas envolvem a identificação e a formulação de problemas e o desenvolvimento de algoritmos eficientes para os mesmos.
 
 
 
Inteligência computacional
 
Esta linha de pesquisa envolve estudos em Inteligência Computacional, mais especificamente desenvolvendo trabalhos nas áreas de Aprendizado de Máquina, Computação Evolutiva, Recuperação da Informação, Sistemas de  Apoio à Decisão, Sistemas Multiagentes, Sistemas Nebulosos  e Computação Semântica.
 
 
 
Processamento Gráfico, Interação e Computação Aplicada
 
Esta linha de pesquisa desenvolve atividades de pesquisa em processamento digital de imagens,computação gráfica, realidade virtual, processamento digital de sinais e visão computacional aplicadas às áreas de Informática Médica, Industrial, Sistemas Produtivos, Geoprocessamento e Engenharia Biomédica. Refere-se ao processamento e análise de imagens como mecanismo da auxílio a decisão e diagnóstico. Esta linha envolve todo processo que tem por objetivo minimizar os erros decorrentes da análise visual humana de imagens. Inclue-se: visualização científica, medições por imagem, reconhecimento de padrões, detecção de movimento, entre outas.
 
 
 
Sistemas de Computação
 
Esta linha de pesquisa investiga problemas e desenvolve soluções relacionadas a computação paralela, middleware, redes de comunicação, sistemas distribuídos, dentre outras áreas relacionadas a sistemas de computação.