Acessibilidade

As páginas do portal do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás foram desenvolvidas utilizando-se os padrões de acessibilidade definidos no e-MAG - Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico, versão 3.0 de acordo com a resolução da Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 (.pdf) e oferecem os seguintes recursos:

 

Contraste

As páginas podem ser visualizadas em baixo ou alto contrastes, permitindo uma melhor visualização dos elementos.

 

Tamanho da fonte

A fonte dos textos pode ser aumentada, diminuída ou ainda definida para o tamanho-padrão.

 

Teclas de acesso

Atalhos para diversas regiões da página são fornecidos para facilitar a navegação através de teclas de acesso, fornecidas pelo atributo accesskey do HTML. Cada navegador implementa a utilização destas teclas de forma diferente (Shift + Alt + tecla no Mozilla Firefox, Alt + tecla no Google Chrome, Alt + tecla seguida de Enter no Internet Explorer e assim por diante).

As teclas de atalho disponíveis são:

  • 1 - Ir para o conteúdo da página
  • 2 - ir para o menu principal
  • 3 - Ir para o campo de busca do site
  • 4 - Ir para o menu secundário
  • 5 - Ir para o rodapé da página

 

Links externos e links de arquivos

Links externos, que abrem novas abas ou janelas, são marcados com o atributo apropriado e possuem um ícone (Ícone para links externos) indicativo. Links de arquivos, que iniciam o download dos mesmos, também possuem ícones indicativos (Ícone para links de download de arquivos gerais), e para os tipos de arquivo mais comuns, os ícones são específicos (por exemplo, para o formato PDF Ícone para links de download de arquivos PDF).

 

Descrição das imagens

As imagens possuem textos descritivos para serem lidos por leitores de tela ou para serem exibidos em navegadores com imagens desabilitadas.