Ferramentas utilizadas

A Fábrica de Software oferece aos seus colaboradores um ambiente composto por (a) processos e (b) ferramentas.

Ferramentas

Define o software disponível aos colaboradores da FS. Em tempo, projetos específicos podem exigir ferramentas específicas, o que é natural e esperado. Contudo, quando este não for o caso, o ambiente "predefinido" deverá ser empregado. Há variações possíveis, dependendo da definição da propriedade intelectual dos entregáveis dos projetos. Por exemplo, um projeto com interesses comerciais não poderá fazer uso de bibliotecas cujas licenças são incompatíveis com tais interesses. Naturalmente este é mais um exemplo que esclarece a possível incompatibilidade de termos um conjunto de ferramentas completamente definido sem que o projeto que o emprega seja conhecido.
Os softwares predefinidos estão classificados naqueles "básicos" e "específicos". Os básicos estão fornecidos na trilha geral. Os específicos contam com uma trilha Java até o momento. No futuro é esperado a definição de outras trilhas, como .Net, iOS, Android e Delphi, por exemplo.

Trilhas

Para cada tipo de tecnologia utilizada pelo projeto, além dos software básicos, existe uma infra estrutura pré definida para desenvolvimento do projeto, denominadas trilhas. Todas versões das ferramentas das trilhas estão documentadas na wiki.

As trilhas oferecidas na Fábrica de Software são:

Acessos aos serviços da Fábrica de Software

Para ter acesso aos serviços individualizados é necessário possuir:

O usuário da conta do Instituto de Informática geralmente é composto pelas iniciais do curso mais número de matrícula.
ex.:  Para um aluno do curso de Engenharia de Software: es123456.
Com o usuário do Instituto de Informática, efetuar login nos seguintes serviços:

Após possuirem contas válidas nos serviços citados acima, e ter efetuado o primeiro login nas ferramentas citadas, enviar um email(individual) para danillo@inf.ufg.br seguindo o template:
SOLICITAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE DA FÁBRICA DE SOFTWARE - INF - UFG
Nome: <Nome completo>
Usuário INF: <Seu usuário nas contas do INF>
Usuário Google: <Seu email válida no Google>

Após o envio do email seu acesso será concedido na ferramenta testlink.

Repositórios da Fábrica