Recursos da Fábrica

Recursos físicos e materiais

A Fábrica de Software dispõe de um ambiente físico e recursos materiais adequados à realização dos seus serviços.

Cada integrante da equipe da Fábrica de Software tem à sua disposição um computador com capacidade computacional suficiente para realizar suas atividades na Fábrica.

A Fábrica de Software dispõe de um servidor próprio, com capacidade adequada para atender os serviços de desenvolvimento e sustentação de software.

Recursos humanos

A equipe permanente de colaboradores da Fábrica é composta por servidores da UFG e são alocados à Fábrica por meio de portaria do gestor competente.

Diferentes perfis de profissionais devem ser contemplados na formação da equipe de colaboradores da Fábrica, assegurando competência para realizar atividades relacionadas às seguintes disciplinas da área de software:

1. Engenharia de Requisitos de Sistema, de Software e de Interação Humano-Computador;
  2. Arquitetura, Design, Construção, Integração, Verificação, Validação e Teste de Software;
  3. Qualidade de Produto e de Processo, Medição, Auditoria e Revisão de Software;
  4. Sustentação (Implantação, Manutenção e Suporte à Operação) de Software;
  5. Gestão de Projeto e Serviço, Estimativa, Gestão de Configuração e Segurança de Software.

Além da equipe permanente de colaboradores alocados à Fábrica, podem participar de trabalhos realizados na Fábrica como colaboradores temporários docentes, servidores técnico-administrativos da UFG, alunos de graduação ou de pós-graduação da UFG que estejam participandeo de atividades de ensino, pesquisa ou extensão desenvolvidas com o apoio da Fábrica e estudantes, técnicos e pesquisadores sem vínculo institucional com a UFG, as que estejam participando de atividades de ensino, pesquisa ou extensão desenvolvidas com o apoio da Fábrica.

Para atuar na Fábrica, seja de forma permanente ou temporária, o colaborador deverá registrar formalmente seu conhecimento sobre as políticas e os processos definidos pela Fábrica e o seu comprometimento em seguir e atender essas definições.

Recursos Financeiros

Embora não vise a obtenção de lucro, a Fábrica poderá gerar receitas por meio de prestação de serviços relacionados a software ou convênios estabelecidos junto a instituições públicas ou privadas.

Eventuais recursos financeiros ou materiais advindos da realização de atividades pela Fábrica serão administrados pela Diretoria da Fábrica e aplicados na sustentação das atividades da própria Fábrica.

Todo recurso patrimonial adquirido pela Fábrica será integrado ao patrimônio do INF, permanecendo sob a responsabilidade da Diretoria da Fábrica.

Recursos Tecnológicos

A Fábrica de Software oferece aos seus colaboradores uma série de ferramentas e recursos tecnológicos para que os processos possam se desenvolver de forma adequada.

Acesse a página de Recursos Tecnológicos para ter mais detalhes sobre as ferramentas utilizadas.