Palestras




Análise de sentimento e dinâmica humana nas redes sociais online


O rastreamento do sentimento público nas redes sociais online para predição de indicadores tem ganhado atenção tanto da academia quanto do mundo dos negócios. Analisar o relacionamento entre dados obtidos dessas redes e com diversas aplicações tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores. Nessa palestra, apresentar-se-á como a dinâmica humana nas redes sociais (Twitter) e a análise de sentimentos pode promover o auxílio na tomada de decisão para compra e venda de ações no mercado brasileiro de bolsa de valores. Resultados de pesquisas científicas apontam essa área como promissora, embora repleta de desafios.



Deborah Silva Alves Fernandes
Professora Adjunta do Instituto de Informática - INF/UFG - (Goiânia - GO)
Professora Adjunta do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. Cientista da Computação com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e Automação pela Universidade de Brasília. No mestrado desenvolveu pesquisa na área de visão computacional para rastreamento de trajetórias de robôs móveis. No doutorado, trabalhou com análise de sentimentos e sistema de tomada de decisão baseado em dados de redes sociais online. Atuou no mercado de trabalho como analista de sistemas e gestão em TI. Exerce atividades em docência desde 2003 em instituições privadas e desde 2009 na universidade pública. Atualmente, no INF-UFG ministra aulas para os cursos de informática e engenharias e trabalha com pesquisas em análise de sentimento e tomada de decisão com dados baseados em redes sociais online.
Ir para Lattes



Desafios da TI frente a alta complexidade dos sistemas



Fabio Gomes Barros
Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento - (Brasília - DF)
Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (TI) pela Universidade Católica de Brasília (2013). É também especialista em Telemática (2002) e Gestão de Projetos (2007), ambas pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1999). Atualmente é Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e docente da Escola Superior de Redes (ESR) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Tem experiência na áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, com ênfase em Gestão e Governança de TI. Possui as certificações PMP (Project Management Professional) concedida pelo Project Management Institute e COBIT 5 Foundation pelo ISACA.
Ir para Lattes



Implantação de Sistema ERP em Indústria de Produtos Alimentícios

A palestra apresentará a experiência prática na implantação de sistemas ERP realizada em 2005, 2013 e 2017, mostrando as principais diferenças e evoluções dos projetos, desde o motivo da troca do Sistema até a fase de Go Live (virada em produção). Serão abordados fatores críticos de sucesso, riscos, ferramentas e metodologias utilizadas para a condução de um bom projeto.



Jancleidson Ligeiro
Analista de Negócios na Marilan Alimentos - (Marília - SP)
Bacharel em Ciência da Computação, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou como analista de sistemas na Marilan Alimentos S/A de 2000 a 2013, analista de negócios de 2013 a 2016 na Dori Alimentos S/A, e atualmente ocupa o cargo de analista de negócios na Marilan Alimentos S/A. Passou por duas implantações de ERP: 2005 em ERP BaaN e 2014 ERP SAP, atualmente está implantando ERP SAP na Marilan Alimentos S/A. Todas as implantações atuando pelo lado do cliente.
Ir para Lattes



Tecnologias de Big Data

Nesta apresentação, pretende-se explorar e diferenciar, de forma introdutória, diversas tecnologias recentes para gerenciamento de dados considerados big data. Será utilizado como pano de fundo para os exemplos um problema clássico da comunidade de bancos de dados: a contagem de triângulos em grafos. Ele foi escolhido por ser um problema atual e prático, frequentemente utilizado para identificar a importância de indivíduos em redes sociais. Além disso, ele é de fácil representação e alta complexidade de execução. Através do seu uso, é possível demonstrar as diferenças entre as tecnologias em termos de expressividade e desempenho. Será dado foco a tecnologias gratuitas, preferencialmente de código aberto, e com melhor aproveitamento do uso de memória.



Victor Teixeira de Almeida
Analista de Sistema da Petrobras - (Rio de Janeiro - RJ)
Victor Teixeira de Almeida é analista de sistemas na Petrobras, atua na Arquitetura Tecnológica de TIC; e também professor adjunto 20h na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em bancos de dados pela COPPE Sistemas/UFRJ; doutor em bancos de dados pela Universidade de Hagen, Alemanha; passou um ano (2013) como pós-­doutor na Universidade de Washington, Seattle, EUA, no Projeto Myria, uma plataforma de big data como serviço na nuvem. Especialista no gerenciamento de grandes volumes de dados e tecnologias de big data.
Lattes: Ir para Lattes