Chamadas



Chamada para Estudantes Voluntários


Os estudantes voluntários são essenciais para o sucesso da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás. Como retribuição pela sua valiosa ajuda no evento, os estudantes voluntários recebem diversos benefícios.

Você se compromete a: Completar 15 (quinze) horas de trabalho voluntário no evento durante o período de 16 a 18 de novembro de 2017. Em troca, você receberá: (obs.: os benefícios para os estudantes voluntários ainda estão sendo discutidos).

  • Inscrição gratuita no evento;
  • Uma linda camiseta personalizada do evento;
  • Almoço de acordo com sua escala
  • Certificado de apoio a organização local da Escola Regional de Sistemas de Informação.

Sabemos que as atribuições dos estudantes voluntários nem sempre são glamourosas ou mega interessantes, porém elas permitem uma oportunidade única de interagir de maneira mais próxima com a comunidade de Sistemas de Informação, seus apoiadores, participantes, palestrantes, bem como outros estudantes voluntários. Como estudante voluntário você terá acesso a um ambiente estruturado e cordial formado por estudantes em vários estágios da sua carreira de pesquisador, que formam a comunidade. Um dos maiores benefícios em participar como estudante voluntário em uma conferência, certamente é a rede de conexões sociais e profissionais que se constroem nessas reuniões. Assim, não é incomum que futuras colaborações, estágios, empregos e amizades, surjam a partir da experiência como estudante voluntário.

Datas Importantes

  • 17 a 25 de Outubro de 2017: Envio de email para ersi@inf.ufg com título: Voluntário
  • 27 de Outubro de 2017: Prazo para Divulgação dos Resultados: Aceitos e Lista de Espera.

Chamada para Sessões Dirigidas


A Sessão Dirigida (SD) é um espaço da ERSI-GO para apresentação, discussão e articulação de projetos técnicos e acadêmicos, de cunho prático, construídos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores, profissionais e demais interessados em determinados temas que conciliam com o Tema da ERSI-GO desta edição.

O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados a Sistemas de Informação. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral, cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD. Maiores informações poderão ser obtidas por meio do Edital de Chamada.


Datas Importantes
  • Submissão de trabalhos até: 22/10/2017
  • Notificação aos Autores: 03/11/2017
  • Início da interação entre os Coordenadores e os autores de cada SD: 07/11/2017
  • Apresentação das SDs: 17/11/2017

Temas das Sessões Dirigidas
Sessão Tema Coordenador
SD1 Projetos com Enfoque em Abordagens Orientadas a Dados Anderson da Silva Soares (INF/UFG)
SD2 Projetos com Enfoque em Gestão de Processos de Negócio Nivaldo Pereira de Morais Júnior (INF/UFG)
SD3 Projetos com Enfoque em Informática em Saúde Fábio Nogueira de Lucena (INF/UFG)
SD4 Projetos com Enfoque em Governança e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação Eliomar Araújo de Lima (INF/UFG)

Como são escolhidos os trabalhos a serem apresentados em cada SD?

Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnico-científicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnico-científica ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

A escolha dos trabalhos (de 3 a 5), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes. A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos.


Diretrizes para Autores

Os trabalhos serão submetidos de acordo com as orientações contidas no Edital de Chamada das Sessões Dirigidas.

Os autores deverão utilizar o Modelo de Trabalho da SD para confeccionarem seus trabalhos.

Chamada para Fórum de Educação em Sistemas de Informação


Convidamos todos os interessados em Educação e Formação em Sistemas de Informação a participar do Fórum de Educação em Sistemas de Informação de Goiás (FESI-GO), em sua primeira edição. O Fórum é um sub-evento da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO), evento promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

O Fórum de Educação em SI de Goiás (FESI-GO), tem como objetivo discutir o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação à luz dos Referenciais de Formação da SBC para o bacharelado em Sistemas de Informação. Adicionalmente, o Fórum se destina a debates acerca de diferentes temas relacionados à educação em SI. O FESI-GO foi proposto para se tornar um dos fóruns mais importantes para discutir questões científicas, promover reuniões e debates entre professores, estudantes, coordenadores de cursos de SI, representantes da indústrias e demais interessados na melhoria da educação em Sistemas de Informação. Nesse contexto, é preciso repensar a cada dia o ensino em cursos de SI, envolvendo técnicas e métodos de ensino e aprendizagem, pesquisa, extensão e aproximação com a indústria de TI.

Palestra de Abertura: A Evolução do Bacharelado em Sistemas de Informação e os Referencias de Formação em Sistemas de Informação da SBC – Prof. Vinícius Sebba Patto, Ph.D.



09h00 às 10h00 - Palestra: A Evolução do Bacharelado em Sistemas de Informação e os Referencias de Formação em Sistemas de Informação da SBC

Palestrante: Prof. Vinícius Sebba Patto, Ph.D.


Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva ao Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi coordenador do bacharelado em Sistemas de Informação entre 2014 e 2017, presidente do NDE do curso de SI em 2014 e membro do NDE de SI, de 2011 a 2017. Atualmente é vice-diretor do INF-UFG, coordenador de curso de pós-graduação lato sensu e integra comissão de criação do Mestrado Profissional em Informática Aplicada do INF-UFG.
Participou na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Sistemas de Informação do INF-UFG, implantado no início de 2017 e participou do comitê elaborador dos Referenciais de Formação para o Bacharelado em Sistemas de Informação da SBC, apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) em 2017. Além disso, foi organizador (junto com o Prof. Valdemar V. Graciano Neto) do Simpósio Brasileiro em Sistemas de Informação (SBSI) em 2015, organizador do Workshop de Iniciação Científica em SI de 2016 (sub-evento do SBSI) e, desde 2013 tem sido um participante ativo do Workshop de Educação em Informática da SBC e da comunidade brasileira que discute Sistemas de Informação, no âmbito da SBC.


10h30 às 11h30: Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho são realizados anualmente no Workshop de Educação em Informática (WEI) do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) para discutir ações atuais e futuras relacionadas aos cursos de ensino superior de Computação. Seguindo a abordagem do WEI de 2017, no Fórum de Educação em SI de Goiás, os Grupos de Trabalho terão discussões específicas sobre os Referenciais de Formação para SI da SBC, elaborados por comissão composta por profissionais de importantes universidades brasileiras. A participação dos coordenadores dos cursos de graduação bem como dos demais interessados será de extrema importância para definir o futuro da educação em SI no estado de Goiás.


11h30 às 12h30: Grupos de Trabalho – Encerramento
Apresentação dos principais assuntos emergentes nas discussões dos Grupos de Trabalho. Discussão dos assuntos destacados pelos Grupos de Trabalho face ao novo Referencial de Formação em Sistemas de Informação da SBC. Compilação dos resultados e discussão acerca das próximas edições do FESI-GO, diante da demanda das IES e dos coordenadores e interessados em SI.