2018

Sobre a ERI-GO

A Escola Regional de Informática – ERI é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) em todas as regiões do Brasil, visando principalmente disseminar tecnologias da informação. A Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO) é a edição regional do congresso da SBC, derivado da antiga ERI-CO – Escola Regional de Informática do Centro-Oeste.
 
É um evento de cunho científico e acadêmico e que contém diversos assuntos de vanguarda na área de informática cujo principal propósito é aproximar a pesquisa científica das necessidades do comércio e da indústria do estado de Goiás. É um fórum para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de Computação e áreas afins fomentar a troca de ideias e experiências por meio de palestras, sessões técnicas, minicursos e oficinas.
 
A primeira edição da Escola Regional do Centro-Oeste (ERI-CO) ocorreu em Campo Grande e em Cuiabá no ano de 1997. A segunda edição foi realizada simultaneamente em Belo Horizonte, Viçosa e Goiânia, de 11 a 15 de Maio de 1998, com promoção da Secretaria Regional Minas Gerais/Centro-Oeste da SBC. Já a terceira edição ocorreu em Brasília e em Goiânia, de 23 a 27 de Outubro de 2000.
 
No final do ano de 2006, a SBC subdividiu a Regional Centro-Oeste em duas: Centro-Oeste 1 (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) e Centro-Oeste 2 (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).
 
A primeira edição promovida pela nova regional Centro-Oeste 1 (portanto, a quarta edição da Escola Regional Centro-Oeste) aconteceu somente oito anos após a terceira ERI-CO.
 
Assim, a quarta escola, agora denominada Escola Regional de Informática da Regional Centro-Oeste 1 (ERI-CO1), foi realizada em 2008, de 04 a 06 de Junho, em Brasília e Goiânia. Ela foi a primeira a considerar apenas os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, como integrantes da regional.
 
Em 2009, 2010 e 2011 ocorreram, respectivamente, a quinta, sexta e sétima edição do evento na regional Centro-Oeste 1 e foram realizadas nos campi das instituições participantes em Brasília e em Tocantins.
 
Em 2012, com a reestruturação das secretarias regionais, a Regional Centro-Oeste 1 foi novamente dividida, então nas secretarias regionais de Brasília, Tocantis e Goiás. A partir daquele ano, cada secretaria passou a ser responsável por realizar sua própria edição da Escola Regional de Informática – ERI. Assim surgiu a Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO)
 
A partir do ano de 2013, todos os eventos aconteceram em Goiânia, e a incorporação do FGSL como evento satélite atingiu-se a marca de 1.200 participantes repetindo a marca em 2014 e 2015. A junção da ERI com o FGSL, eventos historicamente consolidados, é uma oportunidade para aproximar a academia, o mercado de trabalho e a comunidade de usuários de software livre, promovendo assim o desenvolvimento da área de Informática e afins no Estado de Goiás. O processo de submissão e avaliação de artigos científicos e técnicos no ERI começou em 2014 (25 artigos submetidos) e aumentou significativamente em 2015 (40 artigos submetidos). O número de artigos aceitos para apresentação oral em 2015 foi 16 artigos em 2014 e também 16 artigos em 2015, causando uma melhora na qualidade das sessões técnicas. 
 
A ERI-GO 2016, traz como novidade a chamada de trabalhos acadêmicos, com a temática de Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Software Livre. Na presente edição, autores são convidados a submeter artigos (em português ou inglês) contendo resultados de trabalhos com uma ênfase mais tecnológica em software livre e/ou trabalhos em informática que sejam produtos de pesquisa científicas ou trabalhos de final de curso de graduação ou bolsa de iniciação científica, descrevendo trabalhos finalizados ou em andamento.
 

Organização

Coordenação

Antonio Carlos de Oliveira Júnior

Professor do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

- Ph.D. in Computer Science pelas Universidades do Minho, Aveiro e Porto pelo programa MAP-i (Doctoral Programme in Computer Science), Portugal.
- Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) do INF/UFG.
- Representante da área de Ciências Exatas e da Terra do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).
- Coordenador e colaborador de projetos de PD&I financiados pela RNP, CNPq e FAPEG na grande área das linhas de pesquisa em Redes de Computadores.
- Coordenador Adjunto do GT-SOFTWAY4IoT (SOFTware-defined gateWAY and fog computing for IoT (Internet of Things)) financiado pela RNP.

 

Vice-coordenação

Marcelo Akira Inuzuka

Professor do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

- Secretário Regional da SBC em Goiás
- Fundador do Projeto Software Livre Goiás - PSL-GO
- Secretário da Coordenação Geral do Fórum Goiano de Software Livre

 

 

Coordenação do Comitê Técnico-Científico

Vinicius da Cunha Martins Borges

Professor do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

-Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Rio Verde, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade de Coimbra - Portugal. Atualmente, é Professor Auxiliar da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento tecnológico e inovação com maior ênfase em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Seus atuais interesses de pesquisa são: Redes Sem Fio, IoT/M2M (Machine-to-Machine) e Aplicações Multimídia

 

 

Vice-coordenação do Comitê Científico

Luciana de Oliveira Berretta

Professora do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

- Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia.
- Vice-Coordenadora do Curso de Sistema de Informação do INF/UFG

 

 

Apoio

 
 
 
- Marcos Vinicius Souza Oliveira (marcosv.soliver (at) gmail.com) - PIBIC/INF
- Sidnei Alves Ferreira Júnior (sidneijunior (at) live.com) - Mestrando/PPGCC/INF
 

 


Premiação dos Melhores Artigos Completos (2018)

Nessa edição houve a classificação dos 3 melhores artigos completos do evento. A seleção dos melhores artigos baseou-se na média aritmética simples de duas avaliações: a média das notas dos revisores do comitê técnico-científico na fase de revisão e a nota de apresentação avaliada pelos chairs de cada sessão segundo critérios como qualidade, postura, clareza, objetividade, arguição, tempo de apresentação, ênfase nos resultados e contribuições obtidas. 

A coordenação do comitê técnico-científico gostaria novamente de agradecer a colaboração de todos os membros do comitê técnico-científico e autores/co-autores dos artigos apresentados e os parabenizamos também pelo trabalho árduo nessa produção técnico-científica. Graças aos seus esforços conseguimos realizar um evento regional de Informática de qualidade no estado de Goiás. As sessões técnicas  ofereceram oportunidades de discussão salutares com a apresentação de trabalhos bem interessantes.

 

 

1º Lugar

 

Título: Reducing the Influence of Confounders on Predictive Models

Autor: Ricardo Brito Alves (PUC-Minas)

 

2º Lugar

 

Título: Navegação indoor: um estudo de caso

 Autores: Leandro Taddeo (Uni7-CE)Paulo H. F. Alves (Uni7-CE)Francisco Klever Sobrinho (Fórum Clóvis Beviláqua-CE)

 

 

 3º Lugar

 

Título: Intersecção de caminhos mais longos em produtos de grafos

 Autores: Elisângela Dias (INF/UFG) e  Gabriel Faria de Almeida (INF/UFG)

 

Premiação do 3 º Lugar (Artigo Completo)

Prêmio  do 3º Lugar (artigo completo)


Chamada de Trabalhos

ERI-GO 2018

VI Escola Regional de Informática de Goiás

Websites: http://erigo.sbc.org.br

http://www.inf.ufg.br/erigo/

 14 e 15 de Setembro de 2018

Goiânia, GO

APRESENTAÇÃO

 

A 6ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2018) é um evento promovido pela UFG (Instituto de Informática). A ERI-GO 2018 será realizada em consórcio com a 2ª Edição da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO),  Edição da Escola Regional de Alto Desempenho do Centro-Oeste (ERAD-CO) e com a 10ª etapa estadual de Goiás da Olimpíada Brasileira de Robótica, contribuindo assim para uma maior integração entre a comunidade goiana de pesquisadores e discussão de temas relevantes nas áreas de Informática em geral, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários.

 

Esta edição do ERI-GO tem como objetivos: (a) estimular ações de pesquisa, mercado de trabalho, ensino e extensão sobre informática em geral nas instituições de ensino superior e técnico, como também centros de pesquisa no Estado de Goiás, baseado em trilhas dos principais cursos de Informática em Goiás, no Brasil e no mundo de acordo com ACM (Association for Computing Machinery), por exemplo, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Engenharia e afins; (b) tornar público os projetos de informática desenvolvidos regionalmente; e (c) promover a cooperação entre produtores e usuários de tecnologia da informação e comunicação visando ampliar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em soluções de informática no Estado.

 

A ERI-GO 2018 ocorrerá nos dias 14 e 15 desetembro de 2018, em Goiânia-GO. Além das sessões técnico-científicas que contam com a apresentação dos artigos selecionados, a ERI-GO 2018 incluirá várias outras atividades conforme pré-definido na programação (divulgação em breve). Dentre essas atividades, estão palestras, minicursos, feiras, demonstrações, mesas redondas de tópicos atuais, sessões dirigidas, bem como no âmbito da Escola Regional de Sistemas de Informação (ERSI-GO), discussões sobre a educação em Sistemas de Informação e seu Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), valendo ressaltar que todas as atividades serão executadas por profissionais de renome regional e nacional na área de informática.

 

TÓPICOS DE INTERESSE

 

Autores são convidados a submeter artigos escritos em língua portuguesa ou inglesa contendo resultados de trabalhos finalizados ou em andamento em que a informática é fim ou meio,  e que sejam produtos de pesquisa científica (iniciação, mestrado ou doutorado) ou trabalhos de final de curso de graduação, descrevendo trabalhos, e ainda não avaliados submetidos para outros fóruns. Um trabalho pode encaixar-se em mais de uma trilha, mas cada trabalho deve ser submetido uma única vez e a uma única trilha. Existem dois formatos de artigos: completo e curto. No formato de Artigo Completo são esperados trabalhos com resultados mais consolidados e significativos, com emprego mais rigoroso de metodologia científica, de preferência que lidam com problemas de cunho científico. No formato de Artigo Curto são esperados trabalhos com resultados preliminares e menor rigor na metodologia científica, onde a parte técnica e tecnológica deve estar mais em evidência.

 

Cada artigo será avaliado por dois ou mais especialistas, e os melhores ARTIGOS COMPLETOS avaliados pelo comitê técnico-científico da ERI-GO poderão ser convidados para a submissão de uma VERSÃO ESTENDIDA do artigo aceito na ERI-GO para revista de Sistema de Informação da FSMA (Qualis-CC B5), seguindo as normas de submissão e avaliação definidas pela mesma. A lista de tópicos de interesse de cada trilha da ERI-GO 2018 é apresentada a seguir, mas não limita os artigos somente a estes tópicos:

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

 

  • Alinhamento estratégico entre TI e negócio

  • Arquitetura de sistemas de informação

  • Aspectos humanos e sociais em SI

  • E-business, E-commerce e Mídias sociais

  • Enterprise information systems (EIS), enterprise resource planning (ERP)

  • Estratégia de SI e modelos inovadores de negócios

  • Gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional, Gestão de processos em SI, Governança de TI

  • Paradigmas de desenvolvimento em SI (agentes, aspectos, modelos, MDD, componentes, métodos formais, características, TDD, métodos ágeis, dentre outros)

  • Planejamento estratégico de sistemas e TI

  • Preservação de informação e memória digital, representação de informações de negócio, gerência de dados e metadados nas organizações, ontologias

  • Sistemas de apoio à decisão e SI inteligentes (agentes inteligentes, algoritmos genéticos, aprendizagem de máquina, mineração de dados, modelos formais, ontologias, raciocínio automatizado, redes neurais, representação de conhecimento, Datawarehousing e OLAP)

  • SI para governo (transparência, dados abertos, interoperabilidade, ecossistemas governamentais)

  • Cidades inteligentes como SI

  • Sistemas de Sistemas e SI

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: ENGENHARIA DE SOFTWARE (ES)

 

  • Engenharia de Requisitos e Especificação de Software

    • Arquitetura e Projeto de Software

    • Ecossistemas de Software

    • Sistemas de Sistemas Intensivos em Software

  • Entrega Contínua

  • Métodos e ferramentas de desenvolvimento de Software

  • Estudos de caso de desenvolvimento de Software

  • Estado da prática em Engenharia de Software

  • Verificação, Validação e Teste de Software.

  • Sustentação e Manutenção de Software

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (CC)

 

  • Banco de Dados e Informática na Educação

    • Otimização

  • Teoria da Computação (Algoritmos e Grafos)

  • Inteligência Computacional

  • Processamento Gráfico

  • Interação-Humano Computador

  • Computação Aplicada

  • Redes e Sistemas Distribuídos

  • Segurança

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: Computação de Alto Desempenho

 

  • Algoritmos Paralelos e Distribuídos

  • Aplicações de PAD: Científica, BigData, DeepLearning

  • Arquiteturas de Computadores para Alto Desempenho

  • Avaliação, Medição e Predição de Desempenho

  • Balanceamento de Carga para Sistemas de Alto Desempenho

  • Computação em Nuvem para Alto Desempenho

  • Linguagens, Compiladores e Ferramentas para Alto Desempenho

  • Redes e Protocolos de Comunicação de Alto Desempenho

  • Sistemas de Arquivos e de Entrada e Saída de Alto Desempenho

  • Sistemas de Banco de Dados Paralelos e Distribuídos

  • Sistemas Distribuídos para Alto Desempenho

  • Sistemas Operacionais para Alto Desempenho

  • Software Básico para Alto Desempenho

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, ELÉTRICA, MECATRÔNICA E AFINS (ENG)

 

  • Sistemas de computação aplicados a engenharias

  • Sistemas de Automação e Controle

  • Telecomunicação e Redes sem fio

  • Sistemas de Potência e Automação de Redes de Energia

  • Geração Distribuída e Sistemas Fotovoltaicos

  • Qualidade de Energia

  • Matemática computacional aplicada à engenharia

  • Tópicos em engenharia biomédica

  • Processamento de Sinais

  • Otimização aplicada a problemas de engenharia

  • Criação e controle de robôs

  • Robótica educacional

 

 

TRILHA TÉCNICO-CIENTÍFICA: SOFTWARE LIVRE (SL)

 

  • Dinâmica social, gerenciamento, processos de desenvolvimento e motivações de contribuidores em comunidades de SL

  • Adoção/Emprego de SL em contextos comerciais e não-comerciais (Computação em Nuvem, Robótica, Processamento de Imagem, Virtualização e Gerenciamento de Redes)

  • Recomendação automática e avaliação de qualidade de SL

  • Aspectos legais e econômicos de SL

  • SL e educação

  • Desenvolvimento e evolução de projetos de SL

  • Análise de dados produzidos por projetos de SL, como código-fonte, e-mail, bate-papo e relatórios de defeitos

  • Ferramentas para apoiar o desenvolvimento de software, com foco nas necessidades dos desenvolvedores de SL

  • Uso de Software livre junto com cultura livre, hardware aberto, design aberto, acesso aberto, jornalismo cidadão e governo aberto

  • Estudos de caso de implantação de SL

  • Apresentação de software livres desenvolvidos em Goiás

 

 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Este ano, a ERI-GO possibilitará dois formatos de artigos: artigo completo e artigo curto. A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Para tal, os autores devem acessar o link <https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3154>. Os trabalhos submetidos deverão atender todas as condições descritas a seguir para que possam ser encaminhados aos avaliadores. O não cumprimento de um ou mais dos itens abaixo invalida a submissão.

 

  • O artigo completo deverá conter no mínimo 11 (onze) e no máximo 14 (quatorze) páginas, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos.

  • O artigo curto deverá conter no máximo 10 (dez) páginas, incluindo resumo, figuras, diagramas, referências e anexos.

  • O artigo deve ser enviado em um arquivo no formato PDF.

  • O artigo deve ser escrito em Português ou Inglês.

  • O artigo deve conter um mínimo de 40% de conteúdo novo e original nos artigos submetidos.

  • O artigo submetido não deve conter os nomes dos autores nem dados da instituição de origem ou qualquer outra referência NO CORPO DO ARTIGO que possa permitir a identificação da autoria do artigo. Os nomes dos autores e suas afiliações devem constar APENAS no sistema JEMS e na versão final do corpo do artigo. Todos os autores e coautores devem estar incluídos no sistema JEMS na submissão do artigo.É importante ressaltar também que não será possível adicionar co-autores ao sistema JEMS depois do artigo aceito.

  • Os autores de artigos aceitos terão um prazo para submissão de uma versão final implementando as melhorias sugeridas pelos revisores.

  • Os artigos  aceitos deverão ser apresentados durante o evento. Sendo obrigatório que pelo menos um dos autores do artigo aceito faça inscrição no evento. Artigos aceitos que não tenham sido apresentados no evento (NO-SHOW) serão removidos dos anais.

  • Formulário direitos autorais

 

DATAS IMPORTANTES

 

Prazo para submissão de artigos: 23/07/2018

Comunicação de resultados: 31/08/2018

Envio da versão final: xx/xx/2018

Data das Apresentações (oral e pôster) de Artigos: 14 e 15/09/2018

 

COMITÊ CIENTÍFICO (Em fase de definição)

 

COORDENAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO-CIENTÍFICO

Vinicius Borges - INF/UFG  (Coordenador)

Luciana Berretta - INF/UFG (Vice-coordenadora)

 

ORGANIZAÇÃO GERAL LOCAL

Antonio Carlos de Oliveira Junior – INF/UFG (Coordenador Geral)

Marcelo Akira Inuzuka – INF/UFG (Vice-Coordenador Geral)

 

 E-MAIL DE CONTATO: erigo@inf.ufg.br


 

Comitê Técnico-Científico

  • Adailton Araújo (UFG/Goiânia)
  • Adriano Braga (IFGoiano/Ceres)
  • Alessandro Silva (IFG/Anápolis)
  • Alba Melo (UnB)
  • Aleteia Araujo (UnB)
  • Alisson Cardoso (EMC/UFG)
  • Ana Claudia Loureiro Monção (UFG/Goiânia)
  • Anderson Corrêa de Lima (UFMS)
  • Antônio Oliveira Jr (UFG/Goiânia)
  • Bruno Silvestre (UFG/Goiânia)
  • Christiane Borges Santos (IFG/Luziânia)
  • Cleon Pereira Júnior (IFGoiano/Posse)
  • Cristiane Bastos Rocha Ferreira UFG/Goiânia)
  • Daniel Stefany Duarte Caetano (UFU)
  • Davi Viana (UFMA)
  • Deborah Fernandes (UFG/Goiânia)
  • Douglas Cordeiro (UFG)
  • Edison Morais (UFG/Goiânia)
  • Edmar Yokome (UEG/Santa Helena)
  • Eduardo Alchieri (UnB)
  • Eliomar Lima (UFG/Goiânia)
  • Fabian Cardoso (Fesurv/Rio Verde)
  • Flávia Fernandes (UFCAT)
  • Flávio Vieira (EMC/UFG)
  • Flávio Geraldo Coelho Rocha (EMC/UFG)
  • George Teodoro (UnB)
  • Gilmar Arantes (UFG/Goiânia)
  • Hebert da Silva Coelho (INF/UFG)
  • Heitor Costa (UFLA)
  • Hugo do Nascimento (INF/UFG)
  • Ivairton Santos (UFMT)
  • Iwens Sene Jr (UFG/Goiânia)
  • José Maria David (UFJF)
  • Juliano Lopes de Oliveira (UFG/Goiânia)
  • Leandro Freitas (IFG/Inhumas)
  • Lenice Miranda Alves (UFG/Goiânia)
  • Leonardo Andrade Ribeiro (UFG/Goiânia)
  • Lívia Castro Degrossi (USP)
  • Lívia Ruback (UFRJ)
  • Luciana Berretta (UFG/Goiânia)
  • Luiz Henrique Rauber Rodrigues (Senac/Santa Cruz do Sul/RS)
  • Marcelo Akira Inuzuka (UFG/Goiânia)
  • Marcelo Ricardo Quinta (UFG/Goiânia)
  • Marcos Caetano (UnB)
  • Marcos De Sousa (PUC-GO)
  • Marcos Wagner de Souza Ribeiro (UFJ)
  • Marcus Vinícius Gonzaga Ferreira (UFG/Goiânia)
  • Márcio Dias (UFCAT)
  • Nádia Silva (UFG/Goiânia)
  • Núbia Silva (UFG)
  • Renato Ishii (UFMS)
  • Ricardo Franco (EMC/UFG)
  • Ricardo Santos (UFMS)
  • Robson Fidalgo (UFPE)
  • Rodrigo Cândido Borges (IFG/Inhumas)
  • Roney Lima (IFG/Jataí)
  • Rubens Pereira (UFG/Goiânia)
  • Scheila de Avila e Silva (Universidade de Caxias do Sul)
  • Sérgio Teixeira de Carvalho (UFG/Goiânia)
  • Sofia Paiva (UFSJ)
  • Taciana Novo Kudo (UFG/Goiânia)
  • Tércio Alberto Santos Filho (UFCAT)
  • Thales Nicolai Tavares (UFSM, RS)
  • Thiago Bittar (UFCAT)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (INF/UFG)
  • Vinicius da Cunha M. Borges (UFG/Goiânia)
  • Vinicius Garcia (UFSM, RS)
  • Vinicius Sebba Patto (UFG/Goiânia)
  • Wanderley Alencar (UFG/Goiânia)
  • Wendell Bento Geraldes (IFG/Luziânia)
  • Wellington Martins (UFG/Goiânia)
  • William Ferreira (UFG/Goiânia)

 

REVISORES EXTERNOS

  • Alex Pessoa (Agência Brasileira de Meteorologia)
  • Celso G. Camilo-Junior (UFG/Goiânia)
  • Fabrizzio Soares Alves de Melo Nunes Soares (UFG/Goiânia)
  • Luis Pacheco (UnB)
  • Luiz Fernando Assis (USP)
  • Thierson Rosa (UFG/Goiânia)
  • Vinicius Medeiros (MediaLab/UFG)

 

 

COORDENAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO

  • Vinicius Borges – UFG/GOIÂNIA (Coordenador)
  • Luciana Berretta – UFG/GOIÂNIA (Vice-coordenadora)
  • Valdemar Vicente Graciano Neto (UFG/Goiânia)
  • Wanderley Alencar (UFG/Goiânia)
  • Wellington Martins (UFG/Goiânia)

 


Anais

Clique nos links abaixo para acessar os anais das edições anteriores:

ERIGO 2014

ERIGO 2015

ERIGO 2016

ERIGO 2017

ERIGO 2018


Edição Especial para a Revista de SI da FSMA (2017) 

 

Lista dos melhores ARTIGOS COMPLETOS avaliados pelo comitê técnico-científico da V ERI-GO 2017 que foram convidados para a submissão de uma VERSÃO ESTENDIDA do artigo aceito no evento para a Revista de Sistemas de Informação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), seguindo as normas de submissão e avaliação definidas pela mesma. A versão estendida deverá ser enviada a revista até dia 16/02/2018.

 

1) Ambientes Virtuais Tridimensionais no Processo de Ensino-Aprendizagem de Libras: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Tiago do Carmo Nogueira, Emily Mendonça, Júlia Araújo, Júlia Moura e Deller Ferreira

2) Esteganografia, A Escrita Oculta: Um Mapeamento Sistemático 
Hayanna Silva Oliveira, Leonardo Silva, Rafael Alves e Gilton Silva

3) Otimização de Interligação de Religadores por Fibra Óptica para Automação de Redes Auto-recuperáveis de Energia
Marcos de Carvalho, Maykon Renan Pereira da Silva e Flávio Henrique Teles Vieira

4) Otimização da Alocação de Recursos em Redes Sem Fio com Agregação de Portadora e F-OFDM Utilizando Programação Evolucionária
Marcus Vinícius Gonzaga Ferreira e e Flávio Henrique Teles Vieira

5) Aplicação de Algoritmos Geneticos para Estimação de Parâmetros de Paineis Fotovoltaicos
Gilberto Lopes Filho, Ricardo Franco e Flávio Henrique Teles Vieira

6) Modelagem ontológica de informações meteorológicas para aplicações de IoT
Murilo Barcelos da Silva e Renato Bulcão Neto

7) Análise, Implementação e Simulação de Propriedades da Cicloide em Software Livre de Geometria Dinâmica para o Ensino de Matemática
Maria do Rosário Campos Ribeiro e Antonio Oliveira Jr.

8) Uso de Softwares Educacionais como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino da Geografia
Raimundo Nonato de Araujo Soares Neto, Tiago Nogueira e Sônia Regina Rezend 

9)Estimação de Frequências em Sinais Eletroencefalográficos Utilizando Autovalores
Lucas Fiorini Cruz, Marcela Magalhães e Rodrigo Lemos

10) Algoritmo de Alocação de Recursos de Rede baseado na Função de Autocorrelação de um Modelo de Trafego Multifractal
Maykon Renan Pereira da Silva, Flávio Geraldo Coelho Rocha e Flávio Henrique Teles Vieira

11) Localização em Ambientes Internos para Monitoramento Remoto de Pacientes
Ana Paula de Sousa Oliveira e Sérgio Teixeira de Carvalho

12) Aplicando técnicas de aprendizado de máquina para detecção automática de bullying no Twitter
Gaspar Monteiro e Silva, Nádia Silva e Márcio Dias 

13) Métodos para análise de sentimentos em tweets: um estudo comparativo
Alison Pereira Ribeiro e Nádia Silva

14) Avaliação Comparativa de Tecnologias de Modulação para Redes 5G baseadas em Sistemas LTE
Dalton Foltran de Souza, Vinicius da Cunha M. Borges, Flávio Henrique Teles Vieira e Diego Abrahão

15) Avaliação do Distúrbio Disfórico Pré-Menstrual e Transtorno Afetivo Bipolar uma abordagem usando Regras de Associação
Giovanna Aguiar de Castro, Rogério Salvini e Rodrigo Dias

16) Uma Abordagem para Garantia da Consistência de Middleware Específico de Domínio Dirigido a Modelos
Marcelo Rodrigues Fortes e Fábio Costa 

17) Gestão de Continuidade de Negócio: Normas, recomendações e modelos
Mariane Moreira Batista, Edison Morais e Ana Cláudia Loureiro Monção

 

Artigos Submetidos dia 16/02/2018

 

1) Uma nova abordagem para estimação de frequências em sinais EEG baseada em autovalores
Lucas Fiorini Cruz, Marcela Magalhães e Rodrigo Lemos

2) Aplicação de Algoritmo Genético para Estimação de Parâmetros de Paineis Fotovoltaicos
Gilberto Lopes Filho, Ricardo Franco e Flávio Henrique Teles Vieira

3) Avaliação Comparativa de Escalonadores de Recursos com Modulações Candidatas para Redes 5G Baseadas em LTE
Dalton Foltran de Souza, Vinicius da Cunha M. Borges, Flávio Henrique Teles Vieira e Diego Abrahão

4) Algoritmo de Programação Evolucionaria Aplicado na Alocação de Recursos em Redes Sem Fio f-OFDM com Agregação de Portadora
Marcus Vinícius Gonzaga Ferreira e e Flávio Henrique Teles Vieira

5) Alocação Dinâmica de Taxa de Transmissão de Rede Utilizando uma Função de Autocorrelação para um Modelo de Tráfego Multifractal
Maykon Renan Pereira da Silva, Flávio Geraldo Coelho Rocha e Flávio Henrique Teles Vieira

6) Deteção de bullying: Como identificar automaticamente essa prática em redes sociais?
Gaspar Monteiro e Silva, Nádia Silva e Márcio Dias

7) Otimização de Interligação de Religadores por Fibra Óptica para Automação de Redes Auto-recuperáveis de Energia Elétrica.
Marcos de Carvalho, Maykon Renan Pereira da Silva e Flávio Henrique Teles Vieira

8) Implementação e Análise de Curvas e suas Propriedades em Software de Geometria Dinâmica
Maria do Rosário Campos Ribeiro e Antonio Oliveira Jr.

9) Estudo do Distúrbio Disfórico Pre-menstrual e Transtorno Afetivo Bipolar em mulheres por meio de Regras de Associação 
Giovanna Aguiar de Castro, Rogério Salvini e Rodrigo Dias

10) Localização Usando Trilateração e Fingerprinting com Beacons
Ana Paula de Sousa Oliveira e Sérgio Teixeira de Carvalho

11) Um estudo comparativo sobre métodos de analise de sentimentos em tweets
Alison Pereira Ribeiro e Nádia Silva

12) Gestão de Continuidade do Negócio (GCN): Normas, Recomendações e Modelos
Mariane Moreira Batista, Edison Morais e Ana Cláudia Loureiro Monção

 

 Artigos Aceitos e Publicados na 21ª Edição (25/06/2018)

 

1) Algoritmo de Programação Evolucionária Aplicado na Alocação de Recursos em Redes Sem Fio
Marcus Vinícius Gonzaga Ferreira e e Flávio Henrique Teles Vieira

2) Implementação e Análise de Curvas e suas Propriedades em Software de Geometria Dinâmica
Maria do Rosário Campos Ribeiro e Antonio Oliveira Jr.

3) Otimização de Interligação de Religadores por Fibra Óptica para Automação de Redes Auto-recuperáveis de Energia Elétrica
Marcos de Carvalho, Maykon Renan Pereira da Silva e Flávio Henrique Teles Vieira

4) O Impacto de Escalonadores de Recursos e Modulações no Desempenho do Downlink de Redes 5G Baseadas em LTE
Dalton Foltran de Souza, Vinicius da Cunha M. Borges, Flávio Henrique Teles Vieira e Diego Abrahão

5) Detecção de bullying: Como identificar automaticamente essa prática em redes sociais?
Gaspar Monteiro e Silva, Nádia Silva e Márcio Dias

6) Aplicação de Algoritmo Genético para Estimação de Parâmetros de Painéis Fotovoltaicos
Gilberto Lopes Filho, Ricardo Franco e Flávio Henrique Teles Vieira


 

Edição Especial para a Revista de SI da FSMA (2018) 

Lista dos melhores ARTIGOS avaliados pelo comitê técnico-científico da VI ERI-GO 2018 que foram convidados para a submissão de uma VERSÃO ESTENDIDA do artigo aceito no evento para a Revista de Sistemas de Informação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), seguindo as normas de submissão e avaliação definidas pela mesma. A versão estendida deverá ser enviada a revista até dia 30/11/2018.

 

1) Reducing the Influence of Confounders on Predictive Models
Ricardo Brito Alves

2) Seleção de Nós para Caching Baseado no Interesse do Usuário através Comunicação D2D 
Marcelo SilvaAntonio Oliveira-JrFausto MoraesKleber Cardoso, Waldir Moreira e Vinicius Cunha M Borges

3) Navegação indoor: um estudo de caso
Leandro TaddeoPaulo H. F. Alves e Francisco Klever Sobrinho

4) Intersecção de caminhos mais longos em produtos de grafos
Elisângela Dias e Gabriel Faria de Almeida

5) Proposta de modelo de veículos elétricos para analise de consumo energético em redes veiculares
Leonardo Fleury e Divino Júnior e Vinicius Cunha M Borges e Antonio Oliveira-Jr

6) Representação semântica vetorial para análise de similaridade de documentos textuais
Kátia K. Cassiano e Douglas Cordeiro

7) Análise Econômica-Financeira da Instalação de um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica na Modalidade Geração Compartilhada em Goiás
Guilherme Morais Spíndola e Vitor Rezende Faria

8) Análise de Sentimentos de Conteúdos Textuais de Redes Sociais Por Meio de Modelos de Compressão de Dados
Jurandir de Deus da Silva e Rogerio Salvini

9) Otimização da trajetória de Drones como gateway de comunicação para sensores IoT
Lucas RodriguesKleber CardosoVinicius Cunha M BorgesLeizer Pinto e Antonio Oliveira-Jr

10) Análise e projeto de filtro FIR aplicado à tecnologia F-OFDM
Salatyel Fellipe da SilvaLeonardo Silva e Flávio Geraldo Coelho Rocha

11) Parâmetros de Avaliação Multidimensionais: Aspiração para Modelos de Maturidade de Gestão do Conhecimento
Douglas Alves e Eliomar Lima

12) Experiências usando PERT-CPM para desenvolvimento ágil de software
Thiago BittarPatrícia SilvaLarissa Santos e Luanna Lopes Lobato

13) Utilização de Metaheurísticas na Resolução do Problema do Agendamento de Horários de Aulas numa Escola do Ensino Fundamental
Fabio OliveiraWanderley Alencar e Hugo do Nascimento

14) Protótipo de Monitoramento Remoto da Saúde do Idoso
Cícero Mateus de Moura e Otávio Xavier

15) Autenticação de dispositivos de Internet das Coisas baseada nas características do sinal eletromagnético
Marcos AbreuPabllo de Andrade SousaKleber CardosoVinicius Cunha M Borges e Antonio Oliveira-Jr

16) Governança de TI no Setor Público: Um Estudo Sobre o Impacto na Efetividade Organizacional
Luciano Duarte e Eliomar Lima

17) Extração de Regras de Associação de Dados Criminais no Município de Goiânia
Sílvio Severino e Nádia Silva

 

18) Avaliação de Metodologia para Implementação do BPM
Carlos De Oliveira, Nivaldo Morais e Eliomar Lima

19) Utilização de Sistemas Multiagentes em Rede de Energia Elétrica para Identificação de Irregularidades no Consumo
Gislainy Velasco, Luana Carvalho e Vinícius Sebba Patto

20) Caracterização de Mensagens Em Língua Portuguesa Com Traços de Racismo No Twitter
Rodolfo Costa Cezar da Silva, Deborah Fernandes e Márcio Giovane Cunha Fernandes

21) Alianças defensivas globais em grafos roda e em prismas complementares
Elisângela Dias e Rafael de Castro Freitas


Eventos Parceiros

1ª Edição da Escola Regional de Alto Desempennho do Centro-Oeste

2ª Edição da Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás


 

Inscrições

Faça sua inscrição no Sistema de Inscrições da SBC

A inscrição é única para os eventos ERI-GO, ERSI-GO e ERAD-CO e pode participar de todas as atividades dos eventos, com exceção dos minicursos que é necessário pagar uma taxa de R$10,00 por cada minicurso.

Para que os artigos aprovados sejam publicados nos anais do evento é necessário que pelo menos 1 (um) autor possua inscrição paga. Uma inscrição equivale a apresentação/publicação de um único artigo. Caso o autor possua mais de um trabalho, faz-se necessário que pelo menos um dos outros autores realize uma nova inscrição.

Os valores de inscrição estão listados abaixo. Destacamos que alunos e profissionais que não são associados à SBC podem se associar (ou renovar a associação) no processo de inscrição com um desconto no valor da inscrição de não associado. Alunos de ensino médio e alunos de graduação tem valores diferenciados. Inscrever-se com associação à SBC é a opção mais vantajosa para os não associados à SBC, pois pagam um valor menor que a opção sem associação e ainda se associam à SBC (veja abaixo por que ser associado à SBC).

Será exigido no momento da inscrição para as categorias que necessitam de comprovação (Estudantes e Professores do ensino médio)  fazer upload do comprovante que ateste a categoria escolhida. A verificação desse documento pode levar até 1 dia útil. Somente após a validação pela equipe da SBC, as formas de pagamento serão liberadas. O inscrito receberá e-mails informativos em todas as etapas da evolução da inscrição.

 

  até 25/08  até 31/08  até 13/09  *14,15/09*
Estudantes associados SBC R$ 15,00 R$ 20,00 R$ 25,00 R$ 30,00
Estudantes não associados (Melhor opção: Associação + Inscrição) R$ 35,00 R$ 40,00  R$ 45,00 R$ 50,00
Estudantes não associados (Somente inscrição) R$ 37,00  R$ 42,00  R$ 48,00  R$ 55,00
Estudantes PG associados SBC R$ 15,00  R$ 20,00  R$ 25,00  R$ 30,00
Estudantes PG não associados (Melhor opção: Associação + Inscrição) R$ 95,00   R$ 100,00  R$ 105,00  R$ 110,00
Estudantes PG não associados (Somente inscrição) R$ 40,00  R$ 45,00  R$ 50,00  R$ 55,00
Efetivos associados SBC R$ 45,00  R$ 50,00  R$ 55,00  R$ 60,00
Efetivos não associados (Melhor opção: Associação + Inscrição) R$ 255,00  R$ 260,00  R$ 265,00  R$ 270,00 
Efetivos não associados (Somente inscrição) R$ 60,00  R$ 65,00  R$ 70,00  R$ 75,00
Ensino Médio - Professores R$ 45,00   R$ 50,00  R$ 55,00  R$ 60,00
Ensino Médio - Estudantes R$ 15,00  R$ 20,00  R$ 25,00  R$ 30,00

* Nos dias do evento (14 e 15 de setembro) somente será aceito inscrições em DINHEIRO na secretaria.

Minicursos

Cada minicurso tem uma taxa extra de R$ 10,00.

Caso não tenha mais vagas no minicurso que tem interesse, criamos uma lista de espera para cada minicurso. Nesse caso, por favor envie email com seus dados (nome, telefone (whatsapp) e email) para coordenação do evento (erigo@inf.ufg.br).

Política de cancelamento

Até dia 07/09/2018 pode-se fazer uma devolução de 70% do valor pago pela inscrição. Após esta data não haverá devolução de qualquer valor pago. Para solicitar o cancelamento, enviar um e-mail para faturamento@sbc.org.br.

Observações importantes

  • A associação à SBC é válida por 12 meses
  • Estudantes de Graduação e Pós-graduação: será necessário apresentar no credenciamento do evento um comprovante de vínculo estudantil, que deve conter nome da instituição, nome do aluno, semestre, curso, e data atual. Caso falhe em apresentar o comprovante, o inscrito não será credenciado como estudante e terá de pagar a diferença para inscrição de Profissional (com valores sem desconto), caso deseje participar do evento.
  • Professor de Ensino Fundamental ou Médio: professores que optarem por esta modalidade, precisarão apresentar no credenciamento do evento um comprovante desta situação. Caso falhe em apresentar o comprovante, o inscrito não será credenciado com Professor de Ensino Fundamental/Médio e terá de pagar a diferença para inscrição de Profissional (com valores sem desconto), caso deseje participar do evento.
  • Estudante de Ensino Fundamental ou Médio: estudantes de Ensino Médio/Fundamental que optarem por esta modalidade, precisarão apresentar no credenciamento do evento um comprovante desta situação. Caso falhe em apresentar o comprovante, o inscrito não será credenciado como estudante e terá de pagar a diferença para inscrição de Profissional (com valores sem desconto), caso deseje participar do evento.
  • O Combo foi criado pela SBC para unificar os valores da associação e o valor da inscrição em um evento. A ideia é que juntos estes dois benefícios tornem-se mais baratos do que se fossem adquiridos em separadamente. Para mais informações acesse o FAQ da SBC.
  • Caso o ar­tigo seja aceito, ao menos um dos au­tores do ar­tigo de­verá se ins­crever no evento.
  • Outras associações: Associados à SBIS, SBIAgro e SBMAC podem usufruir do mesmo desconto ofertado aos associados à SBC, favor enviar o comprovante de vínculo com a SBIS, SBIAgro ou SBMAC para faturamento@sbc.org.br solicitando o desconto.

Por que ser associado à SBC?

A SBC é uma associação civil, sem fins lucrativos, que estimula o desenvolvimento tecnológico e científico do país e é a maior sociedade de computação da América do Sul. É a SBC que representa os interesses dos estudantes, professores e profissinais da área de computação no Brasil. Se associar à SBC é uma forma de tornar a SBC ainda mais forte para representar a nossa área de atuação junto aos diversos setores. Que tal se juntar a nós? Outros motivos para ser associado à SBC são:

  • Acesso à rede sem fio Eduroam (somente para pessoa física);
  • Acesso ao Portal de Periódicos da Capes (somente para pessoa física);
  • Desconto em inscrições nos mais de 40 eventos realizados anualmente pela SBC;
  • Desconto de no mínimo 15% em inscrições nos eventos apoiados pela SBC;
  • Desconto para a compra de livros da Editora Elsevier;
  • Valor de inscrição diferenciado no POSCOMP;
  • Participação nas reuniões abertas de comissões e grupos de trabalhos que ocorram durante os eventos;
  • Acesso aos estudos realizados pela SBC e destinados a órgãos públicos ou privados, expressando posições políticas da Sociedade

Mais benefícios no site da SBC.


Programação Geral

 

 

 

Download da Programação Geral Clique Aqui

Sexta-Feira 14/09/2018

 Horário ERI-GO ERSI-GO ERAD-CO
OBR Maratona
08:00 - 08:30     Credenciamento - Hall do INF

Atividades

ERI-GO

ERSI-GO

ERAD-CO

08:30 - 09:00

ST - Sessão Técnico-Científica 1 -Sistemas de Informação Inteligentes de Apoio a Decisão

sala 150 - INF  

ST - Sessão Técnico-Científica 2 - Redes Sem Fio

sala 151 - INF      

 FESI - Apresentação do RF-SI e definição dos Grupos de Trabalho para discutir o RF-SI

LAB 154 - INF    

Palestra: Nova plataforma NVIDIA para HPC e Inteligência Artificial (IA), João Paulo Navarro (NVIDIA)

Auditório da Letras
 

09:00 - 09:30
09:30 - 10:00

Minicurso - Introdução à programação de GPU com o OpenACC (NVIDIA), João Paulo Navarro (NVIDIA)

LAB 152 INF  

10:00 - 10:30

Coffee-break Hall do INF

 

 

10:30 - 11:00

  

 

Robótica na nuvem e espaços inteligentes: a experiência do Projeto FUTEBOL

(Rodolfo da Silva Villaça - UFES)

Auditório da Letras

 

 

11:00 - 11:30
11:30 - 12:00  
12:00 - 12:30

Intervalo para almoço

REUNI (desconto para participantes)            

12:30 - 13:00
13:00 - 13:30
13:30 - 14:00     

Palestra: Projeto e implantação de nuvem acadêmica: A experiência da Cloud@UFSCar, Hermes Senger (UFSCar)

Auditório da Letras  

14:00 - 14:30

   ST - Sessão Técnico-Científica 3 - Engenharias e Processamento Digital de Imagem

sala 150 INF

   ST - Sessão Técnico-Científica 4 

Inteligência Computacional e Teoria de Grafos

sala 151 - INF

Minicurso - Introdução à Linguagem P4 – Teoria e Prática (Rodolfo da Silva Villaça - UFES) 

LAB 152 INF

Minicurso - Métodos Qualitativos em Sistemas de Informação - Davi Viana (UFMA) 

LAB 153 INF      

14:30 - 15:00

   Mesa Redonda; Criação de Núcleo de PAD

Auditório da Letras

15:00 - 15:30
15:30 - 16:00

    ST - Sessão Técnico-Científica 5 

Engenharia de Software e Sistema de Informação

sala 151 INF

16:00 - 16:30

  Keynote Speech: Os Desafios do Processamento de Alto Desempenho - HPC, Philippe Navaux (UFRGS)

Auditório da Letras

16:30 - 17:00
17:00 - 17:30

II Workshop de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão de Informática em Goiás 

Artigos Curtos com Posters   

Cofee-break Hall do INF      

    Feira das Profissões

Hall do INF

   Fórum de Iniciação Científica e Pós-graduação

sala 150 INF

17:30 - 18:00
18:00 - 18:30  
18:30 - 19:00
19:00 - 19:30

        Abertura ERI-GO, ERSI-GO, ERAD-CO

Auditório da Letras

19:30 - 20:00
20:00 - 20:30

Palestra ERSI: Ecossistemas de Software 

uma visão de Sistemas de Informação 

Rodrigo Pereira do Santos (UNIRIO)

Auditório da Letras   

Reunião do Comitê Regional de Alto Desempenho (CRAD)

sala 9 da Letras 

20:30 - 21:00

 

Sábado 15/09/2018

 Horário ERI-GO ERSI-GO ERAD-CO OBR Maratona
08:00 - 08:30     Credenciamento - Hall do INF     
08:30 - 09:00

   ST - Sessão Técnico-Científica 6 -

Sistemas de Informação -

 

Auditório da Letras     

  
09:00 - 09:30 OBR-GO (Olimpíada Brasileira de Robótica: Etapa Estadual - Goiás)Maratona de Programação
09:30 - 10:00

 Minicurso: Fundamentos de Computação Acelerada com CUDA C/C++, João Paulo Navarro (NVIDIA)

LAB 106, CA-B  

10:00 - 10:30

Mesa Redonda

Auditório da Letras

10:30 - 11:00
11:00 - 11:30

      Encerramento ERI-GO, ERSI-GO. Premiação dos Melhores Artigos e Planos para 2019

Auditório da Letras

11:30 - 12:00  
12:00 - 12:30 Intervalo para almoço - REUNI (desconto para participantes)            
12:30 - 13:00
13:00 - 13:30
13:30 - 14:00

  OBR-GO (Olimpíada Brasileira de Robótica: Etapa Estadual - Goiás) - Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal Maratona de Programação - Primeira Fase

INF - LABs 152, 153, 154            

  Palestra: Processamento de alto desempenho e a Competição de Cluster de Estudantes (SCC), Daniel Weingaertner (UFPR)

sala 257 INF

14:00 - 14:30
14:30 - 15:00

    Minicurso - Configuração e uso de clusters para processamento de alto desempenho, Daniel Weingaertner (UFPR) e Giovanne Marcelo Dos Santos (UFPR)

sala 257 INF

15:00 - 15:30
15:30 - 16:00
16:00 - 16:30
16:30 - 17:00 Encerramento ERAD-CO 
17:00 - 19:00  

Galeria de Fotos